Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Professor de Yale diz: “parei de tomar banho e minha vida continuou”

17/12/2020 - 16h02min

James Hamblin - arquivo pessoal

“Perfeitamente bem”, diz James Hamblin sobre como se sente cinco anos depois de decidir parar de tomar banho.

“Você se acostuma. Parece normal”, diz ele.

Hamblin tem 37 anos, é professor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, uma das mais prestigiadas do país, e especialista em medicina preventiva.

Ele também colabora com a revista americana The Atlantic, na qual escreveu o artigo I Quit Showering, and Life Continued (“Parei de tomar banho e a vida continuou”, em tradução livre para o português).

“Passamos dois anos inteiros de nossas vidas tomando banho. Quanto desse tempo (e dinheiro e água) é desperdício?”, diz o artigo publicado em 2016.

Este ano, Hamblin publicou outro que intitulou You’re Showering Too Much (“Você está tomando banho demais”).

E embora insista para que nunca paremos de lavar as mãos com sabão, ele diz acreditar que não devemos fazer o mesmo com outras partes do corpo.

Em entrevista à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC, Hamblin não só falou sobre sua decisão, mas sobre os cinco anos de pesquisas que resultaram no livro Clean: The New Science of Skin and the Beauty of Doing Less (Limpo: a nova ciência da pele e a beleza de fazer menos), que ele publicou este ano.

Porque, de fato, as duas coisas estão interligadas.

Experimento

Quando questionado sobre por que parou de tomar banho, Hamblin faz uma pausa e responde: “Bem, essa é uma história longa e realmente requer um livro para explicá-la. Mas eu queria entender o que está acontecendo.”

“Conheço muitas pessoas que tomam banho muito pouco. Sabia que era possível, mas queria ter uma experiência pessoal para ver qual seria o efeito.”

Em 2015, Hamblin decidiu finalmente embarcar nessa jornada.

E o que ele notou? Qual foi o efeito de parar de tomar banho?

“Mais uma vez é uma resposta longa”, responde. “Com o tempo, seu corpo fica mais e mais acostumado a isso, então você não cheira tão mal se não usar desodorante e sabão.”

“E sua pele não fica tão oleosa quando você para de usar sabonetes fortes.”

“Muitas pessoas usam xampu para remover a oleosidade do cabelo e, em seguida, aplicam um condicionador para adicionar óleos sintéticos. Se você puder quebrar esse ciclo, seu cabelo vai ficar com a aparência de quando você começou a usar esses produtos.”

Hamblin ressalta que, no seu caso, foi um processo gradativo: passou a usar menos sabonete, xampu e desodorante e tomou banho com menos frequência, o que fazia quase todos os dias.

“Mas o principal é entender que leva tempo (para ver o efeito), não acontece da noite para o dia, não é imediato”, ressalva.
“Houve momentos em que queria tomar banho porque sentia falta, cheirava mal e parecia que minha pele estava muito oleosa. Mas isso começou a acontecer cada vez menos.”

E a razão para isso é que, à medida que usava “cada vez menos produtos”, passou a precisar de “cada vez menos banhos”, explica o médico.

Leia o artigo completo

Crédito: BBC

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.