Destaques
Documentos revelam detalhes da fraude na Saúde em Estância Velha
Estância Velha – Documentos obtidos pelo Diário revelam detalhes do esquema fraudulento que motivou a operação da Polícia Civil em maio.
As atenções ao esquema fraudulento envolvendo a Previne Saúde e a Secretaria de Saúde, até aqui, estavam voltadas para o grave indício de que a clínica cobrava por exames de imagem (raio-x, ecografia, tomografia) que sequer eram realizados, fato que pode ter gerado um prejuízo financeiro incalculável aos cofres municipais.
Entretanto, o que o Diário revela hoje é tão grave quanto, pois foi o que garantiu as renovações dos contratos com a Previne desde março de 2017, momento em que a prefeita Ivete Grade decidiu romper o contrato com o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev).
O Diário investigou todos os sete contratos firmados entre a Prefeitura e a Clínica Previne, entre 2017 e 2018, e todos eles apresentam flagrantes indícios de direcionamento de licitação.
As licitações de “carta marcada” garantiram à Previne a renovar de contratos um atrás do outro. Os documentos mostram a Previne concorreu com empresas fantasmas, criados pelos próprios sócios da Previne apenas para maquiar o processo licitatório.
Tudo aconteceu com o consentimento da administração, que não fez nenhum esforço para combatar as fraudes.