Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

1º Festival da Cachaça: últimos preparativos para o nascimento de um grande evento

03/08/2022 - 09h19min

Diretora de Turismo, Raiama Trenkel observa os preparativos
POR GUILHERME SPERAFICO

Ivoti – A mais nova grande atração do calendário de eventos do município. Assim está sendo tratado o 1º Festival da Cachaça de Ivoti, que se inicia na próxima sexta-feira, repleto de opções culturais, gastronômicas e, claro, com a presença marcante da grande protagonista: a cachaça.

Mais do que um novo evento, o festival chega para se tornar um novo diferencial para Ivoti. Desde a chegada dos primeiros imigrantes, a cultura alemã se difundiu e ajudou a constituir a região, tal qual conhecemos hoje. Por isso, construíram-se eventos que valorizam as raízes da população, como kerb e oktoberfest, entre tantos outros.

Sem deixar de lado a tradição, Ivoti tem em seu calendário várias atrações que remetem a esta questão cultural. Entretanto, agora, o município está ganhando seu evento próprio e único, para celebrar e enaltecer o produto que também se tornou marcante para sua história. Atualmente, é a terceira cidade brasileira com maior número de marcas de cachaças registradas e possui três cachaçarias locais com destaque no cenário nacional: Bockorny, Buchmann e Weber Haus.

Diferencial

Além de se diferir e se destacar de todos os eventos realizados no Estado, o Festival da Cachaça será uma novidade para Ivoti. É o que destaca a diretora de Turismo, Raiama Trenkel. “É o nascimento de um evento. Ele parte de um padrão muito diferente dos outros, desde o formato, até a montagem dos espaços. Acaba mudando muita coisa e a gente está se moldando e apreendendo. Temos um carinho por todos os eventos, mas esse é o primeiro e, por isso, sempre tem aquele frio na barriga.”, relata.

Segundo Raiama, a experiência dos outros eventos já constituídos é fundamental para que este seja realizado. Além disso, a participação das cachaçarias na organização é considerada fundamental. “Tem sido muito intensa a parceria, fizemos muitas trocas, amadurecemos muitas coisas e descobrimos tantas outras. Eles tem a expertise do meio privado e a gente vem atrelar a questão pública. É uma construção conjunta”, destaca.

Surgimento

O festival é uma ideia que tem ganhado corpo nos últimos anos, especialmente através das proposições do Ivoti100. Neste ano, foi incorporado ao calendário de eventos do município e, agora, está prestes a ser realizado. “Já vinha esse movimento de organizar o festival, com toda a representatividade deste produto, tanto em questões econômicas quanto turísticas. No início deste ano demos o pontapé inicial e nos reunimos com as cachaçarias para começar a entender, já que eles têm toda a expertise desta área e são muito bons no que fazem”, conta Raiama.

Melhorias

Mais do que o legado de ser um evento que chega para fomentar o turismo e valorizar a cultura, a organização do Festival da Cachaça deixará diversas melhorias para o principal ponto turístico de Ivoti.

Embora algumas decorações sejam temáticas e exclusivas para a atração, outras novidades ficarão para o espaço. “Estamos com uma estrutura muito boa. Muitas melhorias foram feitas. O pavilhão fixo teve todo o telhado trocado e toda essa área foi melhorada. Isso tudo é definitivo que não vai embora com o festival”, destaca a diretora.

Preparados, mesmo com chuva

Apesar de ocorrer em todo o Núcleo, o Festival da Cachaça está preparado para receber os visitantes, mesmo com a possibilidade de chuva. Além da troca do telhado do pavilhão principal, os principais espaços serão cobertos, aptos a recepcionar o público. “Fator tempo é totalmente decisivo, mas é importante ressaltar que a estrutura está muito boa e organizada. Um pavilhão que foi montado a primeira vez nesse sistema fechado. Mas estamos em negociação com São Pedro, costumamos ser chatos nisso”, brinca Raiama.

Com a garantia de conforto, independente das condições climáticas, também é grande a expectativa de público. “Nos outros eventos trabalhávamos com 30 mil pessoas para os dois finais de semana. Esse é outro diferencial, já que este ocorre em apenas um. Sabemos que a Feira do Mel bateu essa expectativa no primeiro”, destaca Raiama.

Experiência gastronômica

Pensada para harmonizar com a cachaça, a gastronomia também terá um papel de destaque no evento. Através da Escola Chef Gourmet, de Novo Hamburgo, serão servidos pratos que, além de serem importantes pelo fator solidário, prometem algo diferenciado, aponta Raiama. “A gastronomia está muito bem atrelada, estaremos muito bem servidos de atrações nesta área, para todos os gostos. Brincamos que não estamos vendendo só gastronomia, mas uma experiência em si”, afirma. Os cartões estão sendo vendidos ao valor de R$ 50, nas três cachaçarias e também nas três entidades beneficiadas: Apae, Liga e Hospital São José.

Além dos pratos, o festival contará com outras opções para o público. O DTG Harmonia Gaúcha terá seu espaço, em que servirá carreteiro de charque ao meio-dia e feijoada durante a noite. Também estarão presentes food trucks e produtos coloniais, com variedade de opções, bem como os espaços fixos: a Casa Amarela, Casa Zimmermann, Casa Adoma e Lancheria do Paulinho.

Atrações para todos os gostos

Assim como a questão gastronômica e os drinques, a cultura estará valorizada com atrações ecléticas. “Estamos bem orgulhosos com a programação. Conseguimos atender nichos bem diferentes. Desde o pessoal que gosta de sertanejo, até a comédia. O Gaudêncio vai ser embaixador, então estamos trabalhando o gauchesco de forma muito forte e presente. As atrações locais também estão no evento, assim como as bandinhas típicas, que são outro diferencial”, adianta Raiama.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.