Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Agendar consulta e não comparecer geram prejuízos aos cofres públicos

13/03/2023 - 16h51min

Somente ano passado, Presidente Lucena gastou R$ 12 mil com psiquiatria, por causa de pessoas que não compareceram em consultas (FOTO: Geison Machado Concencia)

Quando uma pessoa marca uma consulta no sistema de saúde público de sua comunidade e não comparece, sem avisar com antecedência, gera prejuízos para o município. Dados divulgados pela secretária de Saúde de Presidente Lucena apontam que em 2022, somente na psiquiatria, os gastos chegaram à marca de R$ 12 mil, isso, sem contar as demais especialidades.

Essa despesa acontece porque o médico é pago por hora, e não por consulta. Quando o usuário não comparece, sem aviso prévio, o profissional está sendo pago. Ou seja, o não comparecimento lesa o erário do município.

Em 2022, Presidente Lucena somou 788 faltas. Esse ano, o acumulado de janeiro e fevereiro já chegou em 107. No primeiro mês, 49 e, em fevereiro, 58. As maiores faltas no município são da psicologia, somando 30 casos nos dois primeiros meses do ano.

Nos outros municípios a situação também é preocupante. Em São José do Hortência já tem contabilizado 141 faltas em diversas especialidades. Em janeiro, fechou 58 e, fevereiro, aumentou para 83. Valor superou Presidente Lucena.

A Prefeitura de Hortência faz um apelo para a comunidade colaborar: “A notícia não é boa. Aumentou de 58 para 83 o número de pessoas que faltaram às consultas agendadas na Unidade Básica de Saúde em fevereiro. Por aqui vamos continuar insistindo para que nos avise quando não puderes comparecer no horário marcado. Grave na sua agenda os números e avise-nos! Assim podemos fazer ajustes nas agendas dos profissionais para que não fiquem ociosos”, em nota, a Prefeitura.

Ivoti, ainda não contabilizou o número de faltas em 2023. Os dados levantados foram do ano passado, que já assustam. A cidade das flores soma 8651 faltas.

2023

Presidente Lucena  Janeiro: 49 Fevereiro: 58 Total: 107

Lindolfo Collor Janeiro: 125 Fevereiro: 146 Total:271

S. J. Hortêncio Janeiro:58 Fevereiro:83 Total:141

Linha Nova Janeiro: 53 Fevereiro: Não contabilizado Total:53

Por Geison Machado Concencia

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.