Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Universidade Feevale inova com tecnologias diferenciadas para seus estudantes

13/03/2023 - 16h15min

A Universidade Feevale e a +A Educação, empresa que oferece soluções tecnológicas e de conteúdo, formalizaram na quarta-feira, dia 8, uma parceria que possibilitará uma nova experiência para estudantes e professores e, em consequência, mais benefícios para a comunidade. A aliança coloca a Feevale como uma das instituições brasileiras pioneiras na utilização da plataforma de aprendizagem.

Por meio da Plataforma A, vertical de soluções digitais da +A Educação, a Universidade Feevale passa a ter acesso a um portfólio que inclui ambiente de aprendizagem, conteúdo didático baseado em metodologias ativas, laboratórios virtuais e ferramentas de realidade virtual e aumentada, além de interface com foco absoluto na experiência do aluno, entre outros serviços. A plataforma, que na Instituição recebe o nome de Feevale+, vai proporcionar aos estudantes da Feevale uma jornada fluida e envolvente, que contempla todas as etapas para a construção do conhecimento.

A plataforma Feevale+ apresenta módulos inovadores, como os simuladores de realidade virtual que serão utilizados pelos estudantes das áreas de Engenharia e Saúde, por exemplo. Já os laboratórios virtuais simularão práticas antes de os estudantes realizá-las de maneira física, proporcionando uma experiência gamificada para o processo de ensino-aprendizagem. Um conjunto de objetos 3D em realidade aumentada também será utilizado e a plataforma LXP unificará todos os itens de conteúdo, proporcionando uma dinâmica diferenciada para as trilhas de aprendizagem elaboradas pelos professores.

Marcelo Clark Alves, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, disse que foi surpreendido positivamente, no ano passado, quando a Reitoria propôs o projeto. “A nossa universidade é inovadora e feita para os alunos. Estamos dando um importante passo, que vai levar nossos estudantes a melhor se inserirem no mercado de trabalho”, ressaltou.

“A Universidade Feevale está avançando nas novas tecnologias e metodologias que colocam os alunos e professores diante do que existe de mais atual em termos de uso de ferramentas tecnológicas voltadas à educação. Sempre inovando, a Instituição passa a proporcionar a seus estudantes conteúdos ainda mais atualizados e interativos, com uma tecnologia de ponta que os deixa melhor preparados para o mercado de trabalho”, afirmou o reitor Cleber Prodanov, acrescentando que, com as modernas ferramentas, será possível, inclusive, integrar os projetos à comunidade. Ele ainda lembrou da parceria da Feevale com instituições finlandesas, que são referência na área da Educação, e de mudanças conceituais importantes da Instituição, inclusive em termos de metodologias e tecnologias.

O executive chairman da +A Educação, Celso Kiperman, destacou que a Feevale é uma instituição extremamente reconhecida por sua excelência acadêmica e educacional. “É motivo de enorme orgulho e gratidão esta renomada instituição ser uma das pioneiras na utilização de nossa solução integrada de aprendizagem. É unir tecnologia, transformação e impacto para a comunidade a partir de uma das instituições mais importantes do Estado. Esperamos sempre poder apoiar e fortalecer ainda mais a Feevale em seu constante processo de inovação. A Universidade foi a primeira a acreditar em uma tecnologia que é de ponta, de classe mundial, mas que é feita aqui no Rio Grande do Sul”, frisou.

O diretor de Negócios da Plataforma A, Rodrigo Severo, enfatizou que as equipes da empresa e da Feevale trabalharam intensamente nos últimos meses para fazer as integrações acontecerem. “Conseguimos uma sinergia muito grande entre as equipes e superamos os desafios que foram colocados, com foco na área de experiência de aprendizagem. A Feevale já possui um corpo docente muito qualificado. Aportamos toda essa tecnologia e soluções que desenvolvemos para que, junto aos professores e alunos da Instituição, possamos evoluir em várias frentes de trabalho”, salientou.

Também estiveram presentes no lançamento da parceria, nesta manhã, o superintendente executivo da Feevale, Roberto Sarquis Berte; os pró-reitores Angelita Rench Gerhardt (Ensino) e Fernando Spilki (Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão); a diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Casari Cundari; e a gerente de Marketing Luciane Mineiro. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) estava representado pelo presidente Filipe Scherer Rovadoski e pelo tesoureiro Marcos Filipe Alves da Cruz.

Alguns módulos da plataforma

– Plataforma de experiências de aprendizagem (LXP), com base de conteúdo Sagah e biblioteca digital.

– Laboratórios virtuais, com versões atualizadas de equipamentos físicos, visando replicar, com fidelidade, as operações e medidas de experimentos. Podem ser acessados em ambiente web, por computador ou mobile.

– Acervo de vídeos pedagógicos, em formato 360o, interativos e com experiências em realidade virtual para cursos de saúde, engenharias, gestão e pedagogia.

– Solução que permite a criação automática de avaliações de ensino e aprendizagem institucionais, possibilitando supervisionar sistematicamente o cumprimento dos conteúdos previstos nos planos de ensino.

– Sistema que promove e gerencia a curricularização da extensão por meio da captação de desafios reais de empresas e comunidade por meio do gerenciamento de projetos integradores e diferentes tipos de trabalhos, como TCCs, estágios, modelos de negócios, produção audiovisual etc.

– Biblioteca digital com e-books do acervo da +A Educação, incluindo os conteúdos de todo o portfólio Sagah e outros acervos.

– Plataforma online com acervo dinâmico de conteúdos pedagógicos e técnico-científicos, especializado e destinado a estudantes e profissionais de Medicina.

– Núcleo de Prática Jurídica Eletrônico – NPJ-e. Trata-se de um módulo aplicável ao curso de Direito, que permite a realização da prática profissional, sejam elas reais ou simuladas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.