Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

ALERTA: “…o descontrole emocional das vítimas contribui decisivamente para o sucesso do estelionatário”

31/01/2023 - 06h00min

Delegado Borba faz alerta sobre o golpe do falso sequestro (Créd. Cleiton Zimer / arquivo)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos / Morro Reuter – Uma família de Dois Irmãos perdeu quase R$ 4 mil para o golpe do falso sequestro na madrugada de domingo, 29. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil. O delegado Felipe Borba disse que, por ora, não será divulgado nada sobre a investigação, mas fez um alerta:

A orientação é jamais efetuar qualquer pagamento, sequer demonstrar tendência a promover qualquer transferência. Manter a calma, procurar ajuda policial, sempre desconfiar de que pode se tratar de um golpe, principalmente nestes moldes, em que o criminoso simulava ter sequestrado alguém, conduta em desuso no mundo do crime, pelas dificuldades de logística, penas altas e risco de confronto policial.”

Borba destaca que os criminosos estão migrando para os delitos de estelionatos, em razão da pena baixa, dificuldade de esclarecimento completo da autoria, risco zero de confronto, além da tradicional impunidade (prescreve rapidamente).

Nossa experiência revela que o descontrole emocional das vítimas contribui decisivamente para o sucesso do estelionatário. Se a vítima conversasse com qualquer pessoa antes de agir, reduziria a chance de ser enganada, e se procurasse auxílio policial, certamente não sofreria prejuízo”, finaliza o delegado.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.