Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Atenção: hoje é o último dia para entrega do Imposto de Renda Pessoa Física

31/05/2022 - 10h08min

Encerra-se nesta terça-feira, 31, às 23h59, o prazo para entrega da declaração do imposto de renda (IR). Para quem ainda não enviou, a recomendação é não deixar a transmissão para as últimas horas, a fim de evitar problemas, como eventuais instabilidades geradas pela sobrecarga no sistema do Receita Federal.

Os contribuintes que não conseguiram organizar a documentação, podem enviar a declaração dentro do prazo, somente com as informações disponíveis e, já nos próximos dias, fazer uma declaração retificadora. Dessa forma, as informações serão atualizadas, evitando a multa por atraso.

Mas, atenção: se houver imposto a pagar, o recolhimento também deverá ser feito, impreterivelmente, até 31 de maio.

E, mesmo nessa reta final, ainda dá tempo de contribuir com projetos sociais. A campanha Imposto Solidário, desenvolvida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), mobiliza os profissionais da contabilidade para orientarem as pessoas físicas que declaram o IR pelo modelo completo a destinarem até 6% do imposto devido aos fundos da criança e do adolescente e fundos do idoso do Estado e dos municípios.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.