Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Bombeiros salvam bebê de 10 dias em Dois Irmãos

12/07/2022 - 08h39min

Atualizada em 14/07/2022 - 14h35min

Ação dos bombeiros salvou a vida do bebê (FOTO: Corpo de Bombeiros)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Na noite de quarta-feira da semana passada, 6, o Corpo de Bombeiros salvou a vida de uma recém-nascida de apenas 10 dias que se engasgou. Foram minutos de aflição, mas que terminaram em um final feliz.

De acordo com a corporação a mãe percebeu que havia algo de errado. A criança mudou de coloração, ficando vermelha. No desespero pensou em ligar imediatamente para os Bombeiros. Porém a chamada caiu em Novo Hamburgo.

A corporação de lá avisou Dois Irmãos da ocorrência e, estes, tentaram entrar em contato com a mãe, mas não conseguiram pois ela já estava se deslocando da divisa com Morro Reuter (onde moram) para o Centro em busca de socorro.

A família parou nos Bombeiros. O bebê estava bastante cianótico (pele azulada/preta) e sem qualquer movimento espontâneo.

Primeiros procedimentos

Os bombeiros, Sd’s Erick, Ferraz e Dieique iniciaram as primeiras manobras de desengasgo, pois a mãe informou que havia alimentado a criança e depois a deitou. Os socorristas viram que não estavam tendo êxito. Havia muita secreção e leite trancando a respiração.

Quando perceberam que não daria certo iniciaram as manobras de reanimação cardiorrespiratória (RCP), utilizando a respiração boca a boca e compressões cardíacas para manter o coração batendo e respiração enquanto se deslocavam até a Emergência 24h.

De volta

No hospital os Bombeiros continuaram com o RCP, junto à equipe médica, trabalhando a parte da aspiração, fazendo a limpeza dos canais do pulmão. Conforme a equipe, saia leite e secreção.

Após aproximadamente meia hora o bebê começou a voltar, abrindo os olhos e ficando com a coloração normal.

Liberada

De acordo com o Hospital a bebê deu entrada às 23h55. Após o atendimento a criança começou a melhorar, ficando sem esforço respiratório. Foi feito um raio-X do tórax que mostrou que estava tudo bem com ela, sendo liberada 24 após.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.