Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

CasaCor gaúcha chega a 30ª edição

11/05/2022 - 10h52min

Dependências do prédio centenário Pia Chaves Barcellos Foto: Luciano R. Mota/Casacor

Estado – A CasaCor Rio Grande do Sul chega a 30ª edição este ano. A programação acontece entre os dias 5 de agosto e 2 de outubro, com o tema “Infinito Particular”. Um prédio centenário no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, construído por Pedro Chaves Barcellos e esposa Ilza Chaves Barcellos, recebe a mostra. O local acolhia e educava meninas órfãs e carentes no passado. A construção histórica conta com fachada imponente, largas escadarias e inclusive uma capela neogótica. Arquitetos, designers, decoradores e paisagistas organizam mais de 40 projetos entre suítes, salas, quartos, apartamentos e áreas externas, divididos em 3.500m². De acordo com os organizadores, ao longo das três décadas de CasaCor, mais de 2.000 profissionais já apresentaram 1.160 ambientes conferidos por mais de 450 mil visitantes.

A revisão da construção histórica para abrigar toda a estrutura do evento está sob a responsabilidade de Lucas Volpatto, coordenador de patrimônio histórico e restauro do prédio, e Simone Prochnow, arquiteta mestre na área de patrimônio. Aclaene de Mello é a arquiteta responsável pelo projeto arquitetônico geral e a direção do projeto geral da CasaCor é de Vera Capaverde.

O prédio histórico, construído em 1923, tinha o objetivo de acolher e educar meninas órfãs e carentes, e esteve em funcionamento graças a Associação de Irmãs Franciscanas até o ano de 2005. A construção idealizada por Ilza Chaves Barcellos e seus cunhados, não deixa de ser um monumento em homenagem ao esposo, Pedro, conhecido na Capital pela ajuda aos pobres. Ilza e Pedro não tiveram filhos. Eles se dedicavam à assistência de crianças carentes e apoiando ações de congregações, em especial, aquelas voltadas para a educação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.