Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Cometa passa pela Terra após 50 mil anos

01/02/2023 - 13h58min

por Leonardo Oberherr;

O cometa C/2022 E3 (ZTF) está visível no Brasil e no Hemisfério Sul desde o dia 01 e poderá ser localizado no céu e observado até o dia 10 de fevereiro. A última aparição do astro no universo observável da Terra foi há 50 mil anos.

É difícil precisar a sua localização exata, porque a posição muda a cada noite, mas de acordo com Cássio Barbosa, astrônomo do centro universitário FEI de São Bernardo do Campo, é possível utilizar aplicativos como o Star Walk ou Stellarium para precisar a sua aparição. O Professor Cássio sugere ainda que as pessoas estejam em locais escuros, já que a lua está em fase crescente e seu brilho pode atrapalhar. Além disso, ele sugere que se utilize binóculo para facilitar a observação, mas o cometa pode ser visto a olho nu.

Na noite do dia 04 ele estará próximo de uma estrela chamada Capela, apontando para o Norte. Já no dia 10 está próximo de Marte, que emite um brilho alaranjado e está localizado na constelação de touro.

Este cometa é considerado “uma grande rocha coberta por gelo sujo”, e por isso, atrelado aos níveis de cianeto presente, a coloração do astro é um pouco diferente dos demais.

Foto: Reprodução/Instagram/c.2022e3ztf/David Cruz

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.