Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Coronavírus: SC decreta estado de emergência e suspende ônibus e comércio

18/03/2020 - 08h39min

Governador Moisés Mendes (de branco) concedeu entrevista coletiva na terça, 17 (Créditos: Julio Cavalheiro/Secom)

Florianópolis – Com casos de transmissão comunitária pelo novo coronavírus detectados, ou seja, no qual não é possível saber a origem da contaminação, o estado de Santa Catarina decretou estado de emergência na terça-feira, 17. A medida, assinada pelo governador Moisés Mendes, inclui uma série de restrições como forma de conter a proliferação da Covid-19, e é válida por sete dias.

Entre as ações, está suspenso o transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros, e proibido o funcionamento de comércio, academias e restaurantes. Apenas serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados, unidades de saúde, postos de combustível e distribuidoras de gás e água funcionam, bem como serviços públicos essenciais.

Clique aqui e leia o decreto na íntegra

“Essa é uma medida restritiva difícil, mas necessária para que a gente tenha resultados positivos e consiga conter o avanço da doença, ao contrário do que aconteceu em outros países”, disse o governador. A secretaria estadual de Saúde também orienta a permanência em casa, e evitar sair às ruas. Diante deste novo quadro, ou seja, com a transmissão dentro do estado e sem se saber a origem, Santa Catarina passa de situação de perigo iminente (nível 2) para emergência em saúde pública (nível 3).

No estado, as aulas nas redes municipal, estadual e particular já haviam sido suspensas, assim como eventos públicos e privados que reúnam mais de 200 pessoas em local aberto ou mais de 100 pessoas em ambiente fechado, pelo período de 30 dias, assim como visitas em presídios e cirurgias eletivas em hospitais. Dados de ontem do Ministério da Saúde indicam que Santa Catarina tinha sete casos confirmados da Covid-19 e 220 suspeitos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.