Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

De jardineiro a escritor em Picada Café: “Schmitinho” lança sua segunda obra literária em cinco anos

20/05/2023 - 07h59min

Picada Café – Um menino dedicado, sempre alerta, e de olho no futuro. O dom de pensar, analisar, estudar, autodidata, levou Cleiton Paulo Schmitt, o “Schmitinho”, a escrever e lançar seu segundo livro em apenas cinco anos. Natural de Campo Erê, em Santa Catarina, Cleiton reside em Picada Café desde 2004. Neste período foi servidor público municipal, suplente de vereador, atuou em outras áreas, mas como profissão, é jardineiro, especialista em podas de risco.

SEGUNDO LIVRO

Essa semana “Schmitinho” recebeu a reportagem do Diário para relatar a mais nova experiência, o livro “Caminhos da Cura Interior”. A obra já está sendo comercializada pelo autor de casa em casa desde março e, em breve, deve ganhar bancas na região, mas que já está levando o escritor para importantes momentos. O livro, afirma o autor, deve ter lançamento em breve. “Estamos analisando, junto com o bibliotecário Glauber, um dia especial de lançamento. Deve ocorrer em breve”, frisou. No novo livro o autor traz poesias e pensamentos, mas também fala da evolução de seu quadro clínico. “Já fui uma pessoa que tomava 16 comprimidos por dia e hoje só tomo mais dois. Sou autodidata e estudo principalmente na internet, através da medicina Ayurveda, e outras formas”, destacou. O escritor afirma que é importante as pessoas entenderem que a internet pode ser uma ferramenta perigosa, mas que também traz um conteúdo bom.

Livro abriu portas para palestras e feiras

Cleiton Paulo divide a vida de escritor com a de jardineiro. Sua nova obra literária já está lhe abrindo portas. Nesta quinta-feira, 18, ele proferiu sua primeira palestra como escritor. Foi para alunos da Escola Municipal Maurício Cardoso, em Padre Eterno Baixo, Santa Maria do Herval. Ele destaca que seu livro chegou até o professor da escola que leciona também em Picada Café. “Uma menina, moradora do meu bairro, leu e mostrou o livro ao professor que gostou do conteúdo. Essa palestra será para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Estou muito feliz”, frisou.

FEIRA EM OUTUBRO

Outra porta que se abriu é de participação da Feira do Livro de Picada Café. O evento ocorre em outubro e “Schmitinho” falará dos seus livros no espaço “Autores Locais”. Na semana passada o escritor esteve com representantes da secretaria de Educação e Cultura de Picada Café onde recebeu o convite ao evento e apresentou seus livros. O escritor e suas obras podem ser encontradas nas redes sociais. No Facebook e Tik Tok o endereço é @schmitinho_cleiton e Instagran @schmitinho84. Contato também pelo fone/whats (54)99123-6412.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.