Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Deputado estadual Gustavo Victorino conversa com O Diário em Dois Irmãos

27/03/2023 - 10h47min

Deputado estadual Gustavo Victorino, acompanhado de sua namorada Karina Pacheco, da presidente do Republicanos de Dois Irmãos, Marislane Dapper, e da assessora Aline Araújo. Crédito: Hermes Reich

Parlamentar foi o mais votado do Estado, somando quase 113 mil votos

 

O deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos) esteve cumprindo agenda na região, no sábado (18). Em Dois Irmãos, ele aproveitou para visitar o, O Diário, acompanhado da namorada Karina Pacheco, da presidente do Republicanos de Dois Irmãos, Marislane Dapper, e da assessora Aline Araújo.

Gustavo Victorino é advogado e jornalista, e também integrante da bancada do programa televisivo Atualidades Pampa, da Rede Pampa. Ele conquistou a cadeira no legislativo somando 112.920 votos, sendo o deputado eleito mais votado nas eleições de 2022. “Eu não esperava fazer essa votação, apesar de estar com bastante esperança de ser eleito devido à receptividade ser muito boa”, disse o deputado.

Victorino foi recebido pela reportagem na sede do Jornal, onde conversou sobre sua expectativa para a gestão e seu compromisso com o município de Dois Irmãos e região. Após a entrevista, o deputado e comitiva seguiram com seus compromissos.

 

Entrevista

 

Diário: O Senhor, como jornalista em programa de rádio e TV, conhecido em todo Rio Grande do Sul, até que ponto isso influi na sua carreira política?

Deputado Victorino: É inevitável que a atividade de jornalista e radialista tem uma influência, mas vejo apenas como influência boa. Foram bons comunicadores que se candidataram e apenas eu fui eleito. A televisão e o rádio ajudaram a me eleger, porém, a vantagem que eles trouxeram foi de que eu precisava mostrar para as pessoas que era candidato, pois as pessoas já sabiam a forma que eu agia. Agora, com o mandato, preciso fazer exatamente o que eu sempre fiz: ser eu mesmo, Gustavo Victorino.

Sempre fui uma pessoa independente, sempre tive uma visão conservadora. Sou de direita e tenho orgulho disso. Sou contra a ideologia de gênero, carga tributária alta, invasão de terra. Apoio o direito do cidadão ter uma arma e se defender. Então quem votou em mim sabia como eu pensava. Todo mundo terá de mim exatamente o que esperava. Quero ser um parlamentar pró-ativo com propostas e projetos. Os interesses do cidadão, é isso que quero mostrar na Assembleia.

Diário: O Senhor ganhou a cadeira no legislativo, sendo o deputado mais votado. Quais suas prioridades à frente do parlamento?

Deputado Victorino: Meu projeto original é lutar contra impostos e tributos, lutar pela sobrevivência do IPE Saúde. Outra proposta é enfrentar propostas de ideologia de gênero ou erotização infantil. Existem outras propostas como, por exemplo, uma visão de reforço e atenção ao sistema logístico do nosso estado, que perde protagonismo a cada ano que passa. Mas, ao longo do tempo, fui tomando conhecimento de matérias na área da saúde, técnicas na área da indústria e comércio de automóveis e veículos novos e usados, tomando conhecimento do avanço de invasões de terras e as conexões que isso tem com pessoas que fazem parte da máquina pública. Já tenho protocolado quatro projetos e na próxima semana cogito protocolar mais um. Quero manter a média de um projeto por semana até atingir um número de 10, 12 ou 15 projetos, aí começo a trabalhar para aprovação deles.

Então a minha proposta é: ver quais são as carências, os pleitos das comunidades do nosso estado e, em torno disso, elaborar projetos de lei e tentar aprová-los na Assembleia.

Diário: De que maneira a Assembleia Legislativa e os municípios podem trabalhar juntos pela região, e como consequência, pelos munícipes?

Deputado Victorino: Eles devem trabalhar juntos. A Assembleia Legislativa, a função prioritária dela é fiscalizar o Poder Executivo e atender os pleitos da cidadania e, por consequência, dos municípios. Sou municipalista porque entendo que no município é onde tudo começa. Mas, acho importante que se tenha um mecanismo de junção dos municípios para se criar áreas de maior influência política.

Entendo que o Vale dos Sinos e a região da Encosta da Serra precisa de um olhar diferenciado: primeiro se descobrir como área turística, pois a região é linda e maravilhosa. Segundo, a partir do momento que existe uma união de municípios, ou seja: criar uma área como, por exemplo, união dos municípios da região 4 (municípios da Encosta da Serra) para terem mais força econômica para discutir projetos importantes para a região, como: aspecto logístico (rodovias e vias de acesso, instalação de núcleos de água potável, centros de distribuição de energia elétrica por pressão junto as empresas operadoras da região.). Com a força de cinco ou seis municípios ter maior poder de conquista do que um município isolado. Acho que é preciso os municípios se unirem e levarem pleitos aos deputados.

Diário: Fala-se muito sobre um novo Brasil. O que o Senhor pensa a respeito do futuro do país?

Deputado Victorino: Vejo com muita preocupação. Nossa democracia está escorrendo pelos nossos dedos. Nós cada vez somos mais censurados, os conservadores são perseguidos abertamente. A justiça acabou, hoje se tornou uma ferramenta política ideológica. Diante desse cenário eu não consigo ser otimista. Lutarei com as armas que tenho para tentar fazer com que o país retome uma verdadeira democracia. Mas hoje, a gente está muito longe dela, infelizmente.

Destaco que a retomada do crescimento e evolução que vínhamos tendo, depende também da participação das pessoas na política. Não apenas em movimentos, em ações isoladas, mas principalmente na participação efetiva na política, ou seja: buscar partidos políticos, o espaço político, buscar de uma forma ou outra levar seu recado para a população. As principais lideranças vão acabar se impondo e elegendo e, aí, sim, a gente mude. Isso serve para Dois Irmãos, para o Rio Grande do Sul e o Brasil.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.