Estado - País - Mundo
Deputados aprovam criação do dia em memória de vítimas de covid-19
Data será celebrada em 12 de março de cada ano
A Câmara dos Deputados Federais iniciou um projeto de lei que instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19, a ser comemorado em 12 de março de cada ano. O projeto, proposto pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC), presta homenagem à primeira vítima fatal do novo coronavírus no Brasil, Rosana Aparecida Urbano, que faleceu em 12 de março de 2020.
O autor do projeto afirmou que, após sua morte, em menos de 50 dias, sua mãe, pai, irmã e irmão também faleceram devido à doença. O projeto agora segue para análise do Senado. Além disso, existe um projeto de lei no Senado que propõe a construção de um memorial em memória das vítimas.
COVID-19
A OMS declarou recentemente que a covid-19 não é mais uma emergência em saúde pública de importância internacional, classificando-a como um problema de saúde estabelecido e contínuo. Até o momento, foram confirmados mais de 765,2 milhões de casos de covid-19 em todo o mundo, com quase 7 milhões de mortes registradas. No Brasil, mais de 700 mil pessoas perderam a vida para a doença. Globalmente, foram administrados 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença.