Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Projeto da Prefeitura incentiva o gosto pelo livro em Morro Reuter

11/05/2023 - 06h25min

Prefeita Carla Chamorro. Crédito: Hermes Reich

Morro Reuter – A qualidade de vida também depende de ótima educação. E é através do conhecimento que se encontra o alicerce para sustentar a tão almejada transformação. Por isso, para incentivar o gosto pela leitura, em uma grande ação a Prefeitura de Morro Reuter promove uma importante transferência de aprendizado com o Tele-entrega Literária, que aproxima o acervo da Biblioteca Pública Municipal Erico Verissimo da comunidade escolar do município, reforçando a vocação leitora da cidade.

A prefeita Carla Chamorro conta que desde a época que foi a primeira-secretária municipal de Educação, o Município sempre teve a preocupação de ampliar o repertório cultural e de leitura dos munícipes, já que o acesso a livros era apenas por meio de pequenos conjuntos de obras nas bibliotecas escolares.

“Diante disso, começamos uma séria política de leitura e que até hoje ela se mantém, com projetos novos e alguns que ao longo dos anos vêm ainda existindo, como, por exemplo, o Vale Livro, os saraus literários, que todas as escolas do Município realizam; a Feira do Livro e que só não aconteceu um ano desde a emancipação da cidade”, recorda a prefeita Carla.

 

Ler abre as portas para o mundo


Para a Administração Municipal, não há dúvidas que a construção de um mundo melhor passa pelo conhecimento, ele é a chave para abrir as portas de um novo horizonte, onde o caminho a ser trilhado para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal tem como principal guia o livro.

“A leitura amplia o repertório de vocabulário das pessoas. Desta maneira, elas leem e escrevem melhor, e conseguem fazer uma compreensão de mundo mais qualificada. Essa é a minha bandeira, enquanto professora e cidadã. E, isso conseguimos disseminar na comunidade, tanto que somos um dos poucos municípios, com o monumento ao livro na cidade. Isso mostra a seriedade que tratamos as políticas de leitura”, destaca Carla.

A chefe do Poder Executivo Municipal também entende que o conhecimento instiga a busca por novos desafios, promove o desenvolvimento, o crescimento econômico e o progresso de uma cidade.

“Em 1997, fomos a primeira Biblioteca Pública informatizada no Rio Grande do Sul. Morro Reuter é o município mais alfabetizado do Estado, e o segundo no País. Esses títulos também nos fortaleceram e nos encorajaram a cada vez mais investir em ações voltadas para a educação e cultura. As famílias acreditam na nossa proposta, e isso é muito importante. É o resultado de um trabalho de muitos anos, feito com a participação de várias pessoas.”


O projeto


O Tele-entrega Literária é uma ideia inovadora que teve ótima adesão da comunidade. Participam do projeto todas as oito escolas do município entre redes municipal, estadual e privada. A realização é da Prefeitura por meio da Biblioteca Pública e Departamento Cultura e com o apoio da Klein Pizzaria.

“Outra bandeira nossa é os trabalhos voluntários. Então você chamar a comunidade para participar de um programa que é do Município, como o Maicon fez é isso. Ele incorporou o projeto e se sentiu tão orgulhoso em ser um ator desta história tão importante, e é muito gratificante”, ressalta a prefeita.


Conforme a Prefeitura, a ideia é o Tele-entrega Literária acontecer, além nas escolas, no comércio. Ou seja, a democratização do acesso aos livros. A ação ocorre uma vez a cada mês, sendo que a próxima está prevista para acontecer em 24 de maio.

“Todos os nossos eventos estão ligados às ações de cultura, turismo e desenvolvimento, visando o fortalecimento do município”, conclui a prefeita.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.