Estado - País - Mundo
Desemprego atinge menor patamar da história e chega a 5,2% em novembro, aponta IBGE
30/12/2025 - 11h15min
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,2% no trimestre móvel encerrado em novembro, o menor índice desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
Em relação ao trimestre anterior, encerrado em agosto, quando a taxa era de 5,6%, houve uma redução de 0,4 ponto percentual. Na comparação com o mesmo período de 2024, o recuo foi ainda mais expressivo, já que o índice era de 6,1%.
Com o resultado, o número de pessoas desocupadas no país caiu para 5,6 milhões. Isso representa uma diminuição de 7,2% em relação ao trimestre anterior e de 14,9% na comparação anual, o equivalente a 988 mil pessoas a menos sem trabalho.
A população ocupada também alcançou um novo recorde, chegando a 103 milhões de pessoas. O total cresceu 0,6% no trimestre encerrado em novembro e 1,1% na comparação com o ano anterior, o que significa mais 1,1 milhão de trabalhadores empregados.
Já a força de trabalho no país — que soma ocupados e desocupados — foi estimada em 108,7 milhões de pessoas, enquanto a população fora da força de trabalho ficou em 66 milhões, ambos sem variação significativa em relação ao período anterior.
O nível da ocupação, que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, chegou a 59%, o maior da série histórica. O indicador avançou 0,2 ponto percentual frente ao trimestre anterior e se manteve estável em relação a 2024.
Outro dado positivo foi a queda da taxa de subutilização da força de trabalho, que reúne desempregados, pessoas que gostariam de trabalhar mais horas e aquelas que desistiram de procurar emprego. O índice ficou em 13,5%, também o menor da série histórica, com 15,4 milhões de pessoas nessa condição.
Segundo o IBGE, os resultados reforçam o aquecimento do mercado de trabalho brasileiro, impulsionado pelo crescimento do emprego formal, que segue próximo da marca de 40 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
Conteúdo recomendado
Semifinais do Municipal de Futsal definem últimos finalistas nesta sexta-feira em Dois Irmãos
Tenda do Chimarrão presente no Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis
Tricofest abre suas portas hoje em Picada Café
Quaraí registra -4,8°C e iguala menor temperatura do ano no Rio Grande do Sul
Começo de Conversa – 03/07/2026
Dois empresários de Ivoti são presos em operação contra pedofilia
Colisão entre dois carros deixa um ferido em cruzamento da Avenida Capivara, em Ivoti
Estado autoriza recursos para projeto de nova ponte entre São José do Hortêncio e Presidente Lucena
Operação Storm prende empresários de Ivoti e apreende cerca de 100 terabytes de pornografia infantil
Polícia Civil recupera itens de golpe que causou prejuízo de aproximadamente R$ 50 mil a idosa de Ivoti
Imobiliária Landhaus de Ivoti promove arraial em comemoração ao Dia de São João
Asfalto entre Capivarinha e 14 Colônias será entregue sexta em Lindolfo Collor
PRF apreende quase 20 kg de maconha em veículo na BR-101 em Torres
Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra dois veículos e moto explodir em Santa Catarina
