Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Dia de celebrar a religiosidade do 193º Kerb de São Miguel em Dois Irmãos

28/09/2022 - 18h19min

A manhã começa com cultos e missa. Na foto, registro do desfile de domingo, 25 (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Dois Irmãos – A história do Kerb de São Miguel, é sobretudo, uma história de fé. A comemoração teve origem com o veleiro Cecília. Nele, os imigrantes alemães partiram da cidade de Hamburgo em 1827, em busca de construir uma vida melhor em terras brasileiras.

No caminho, a caravela enfrentou uma forte tempestade. Em meio a um eminente naufrágio, os colonos fizeram a promessa que, se fossem salvos e se conseguissem chegar ao Brasil, o santo padroeiro do dia da chegada seria comemorado por todas as gerações de descendentes.

Foi no dia 29 de setembro de 1829 que eles chegaram a “Baumschneiss” que mais tarde seria denominada Dois Irmãos. Em honra a promessa feita no navio e aos ancestrais que construíram com sua fé e garra essa cidade, o Kerb é celebrado no dia de São Miguel. Ele é o anjo que representa a fidelidade a vontade de Deus e também é o arcanjo protetor contra todas as forças e entidades do mal.

Padre Alexandro fala sobre o dia 29

Pároco da Igreja Católica (Créd. Giordanna Benkenstein Vallejos )

O Padre Alexandro Lemos da Silva explica que o Kerb é importante a partir de dois prismas: o celebrar a história do povo de Dois Irmãos e manter viva a fé dos imigrantes, que acreditaram, mesmo em meio as adversidades, que encontrariam um lugar para chamar de lar. “Como pastor do povo de Dois Irmãos, faço um convite para seguirmos firmes na vivencia e de sempre lembrar da promessa feita, de que se daria valor religioso ao dia 29 de setembro”.

Para o Pároco, é muito relevante lembrar a caminhada do encontro dos Católicos, Luteranos e Evangélicos. “Precisamos lembrar de olhar para aquilo que nos une, para que possamos manifestar a nossa unidade e celebrar como uma única família”, disse ele.

A Igreja Católica terá uma carreata às 8h da manhã, com São Miguel e os outros padroeiros das comunidades de Dois Irmãos, saindo do início da Av. João Klauck. Na chegada, às 9h, acontece a missa de São Miguel, com a presença do bispo Dom João Salm. Às 10h30 os fiéis de todas as igrejas se encontram em frente a Sociedade Santa Cecília e por fim, às 11h30, haverá um almoço de Kerb promovido pelas Miguelinas, com o apoio dos festeiros.

Atrações da quinta-feira

Os cultos e a missa das Igrejas Evangélica, Luterana e Católica iniciam às 9h. Em seguida ocorre a tradicional Procissão Religiosa pela Av. São Miguel, como encontro das três igrejas em frente à Sociedade Santa Cecília onde acontece a solenidade oficial do Kerb com Polonaise – neste período (das 6h às 12h) o trânsito estará interrompido entre as Travessas Atiradores e Agostinho Lipinski.

Durante a tarde terá apresentações folclóricas, bandas Macht Musik, La Montanara, Chopão e Periquito, com encerramento das festividades às 21h.

Programação teve atividades para os alunos

Ontem, 28, a programação foi voltada para os estudantes. A comemoração iniciou pela manhã, com celebração ecumênica organizada pela Escola Estadual 10 de Setembro e Colégio Imaculada Conceição, celebrada pelo pároco da Comunidade Católica, Alexandro Lemos da Silva, e pastores Oscar Zimmermann, da Igreja Luterana (IELB) e Alexandre. Participaram da celebração, o prefeito, Jerri Meneghetti, vice-prefeito Juarez Stein, a secretária municipal de Educação Denise Maria Maldaner, além de profissionais da educação.

Participação das entidades

Durante os dias do evento do Kerb, participaram as entidades: Voluntárias do Hospital São José, APAE, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Associação Amigos dos Animais. As entidades realizaram a comercialização de alimentos como cachorro-quente, pastel, batata frita e entre outros. Os voluntários também auxiliaram na venda de ingressos do evento. Os recursos arrecadados serão utilizados para manter os serviços prestados em prol da comunidade e cada uma das instituições irá receber 5% do total do lucro da festa.

40 mil pessoas nos primeiros três dias

Nos três primeiros dias de evento foram mais de 40 mil pessoas no Kerb. Do total de público, 8 mil pessoas prestigiaram o evento com entrada franca na sexta-feira, 13.729 pagantes (entrada, meia entrada e menor de idade) + 2.500 isentos entre organização, moradores, servidores, clientes e funcionários de estabelecimentos no sábado e 15.037 pagantes (entrada, meia entrada e menor de idade) + 2.500 isentos entre organização, moradores, servidores, clientes e funcionários de estabelecimentos.

Moradoras contam como celebram o Kerb

Para celebrar o Kerb de São Miguel, todos os dias 29 de setembro eu vou na missa de manhã, geralmente às 8 ou 9h, pois sou católica. Eu me sinto bem indo à missa, de poder ter esse momento com Jesus, na casa de Deus. As vezes vai a minha cunhada junto, minha neta, e se não, eu vou sozinha mesmo – Maria Franscisca Voges, costureira

Comemoro com a minha família, almoçamos e depois vamos todos juntos aproveitar as atrações no Centro da cidade. Fazemos sempre um final de semana antes ou um final de semana depois do Kerb, para os familiares poderem se reunir. Achei o evento bem mais legal este ano, mais organizado que nos outros anos – Thainara Marisa de Souza Brazil, vendedora

Normalmente comemoro em casa mesmo ou vou para o interior celebrar com os meus avós, porque pessoalmente não gosto muito de festa e barulho. Nossa família se reúne e fazemos tipo um café colonial. Não cheguei a ver a festa da cidade pois estava no interior, mas ouvi dizer que foi um bom evento – Dyullia karolyni de Souza Diemer, estudante

Fui para o Centro nos dois dias, com saudade, pois nos outros anos que não teve. Fui com uma amiga minha e encontramos várias pessoas diferentes. Esse ano foi bem controlado, gostei que não teve tanta sujeira, segunda-feira vim cedo trabalhar e estava tudo muito limpo. Como não tenho família aqui, celebro no Centro com amigos – Sabrina Bastian, atendente

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.