Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

É TETRA! Brasil tem a maior taxa de juros reais do mundo pelo quarto ano consecutivo

03/02/2023 - 09h31min

por Leonardo Oberherr;

Segundo levantamento compilado pelo MoneYou e pela Infinity Asset Management o Brasil fica no topo do pódio de maior taxa de juros reais do mundo pela quarta vez consecutiva. Em decisão nesta quarta-feira (1º), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica de juros brasileira inalterada, em 13,75% ao ano.

Na frente de países como México, Hong Kong, Colômbia e Chile, os juros reais ficaram em 7,38%, descontando a inflação projetada dos próximos 12 meses, de 5,75%. A taxa de juros real é calculada com o abatimento da inflação, sendo considerada mais fidedigna aos resultados finais no bolso do consumidor.

No ranking geral, o Brasil aparece atrás apenas da Argentina, onde a taxa é de 75%, mas, por conta da hiperinflação no país, que derruba a taxa real, é possível afirmar que o Brasil está com a pior taxa de juros reais.

Selic intacta:

Ocorreu nesta semana primeira reunião do Copom após a posse do Presidente Lula. A reunião, que ocorre a cada 45 dias, definiu pela manutenção da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) em 13,75%, números em vigor desde o início de agosto de 2022. Apesar da manutenção da taxa há praticamente seis meses, este é o maior patamar desde novembro de 2016, quando chegou a 14%. “O Copom reafirma que conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas”, diz o comunicado enviado pela entidade.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.