Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Ecofest de Morro Reuter: um evento que une o meio ambiente, agricultura e saúde

05/06/2022 - 15h07min

Atualizada em 05/06/2022 - 15h13min

Evento acontece até às 17h no Centro de Cultura e Emater (Créd. Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – Mesmo com chuva e frio, o domingo está sendo marcado pela terceira edição da Ecofest – a Festa da Agroecologia de Morro Reuter. Todo o evento acontece em local coberto, no Centro de Cultura e na Emater. A abertura foi às 10h e, até as 17h, a programação será regada pela feira de produtos agroecológicos, gastronomia, distribuição de mudas, rodas de conversa e apresentações musicais. O foco principal é proporcionar um dia de estudos, troca de experiências e valorização dos produtos comercializados.

Durante a abertura a prefeita Carla Chamorro destacou a importância do evento justamente por ele acontecer na semana do Meio Ambiente, em que diversas ações buscam sensibilizar as pessoas para que possam repensar seu modo de vida de forma a contribuir na preservação do planeta. “A Ecofest foi pensada por pessoas que tem por objetivo fomentar um ciclo de discussões junto da comunidade, dando visibilidade neste evento de forma festiva e alegre”.

Prefeita Carla Chamorro (Créd. Cleiton Zimer)

Carla contou que a terceira edição foi possível graças ao trabalho em parceria. “A ideia nos foi apresentada e a Prefeitura, através da secretaria de Agricultura, de Departamento de Meio Ambiente, Emater e Sindicato, juntou forças”.

A prefeita frisou que, apesar da chuva e do frio, o evento será um sucesso. “Por que? Porque as pessoas que estão aqui acreditam neste modo de vida. Nós estamos lançando sementes, e a cada ano elas vão se fortalecer e algumas vão vingar. Juntos vamos, a cada ano, construindo a história de Morro Reuter, podendo o oferecer a todos que moram aqui e os visitantes um município saudável”.

Com o pequeno se faz o grande

Letícia Coimbra (Créd. Cleiton Zimer)

A chefe de gabinete da secretaria do Turismo do Estado, Letícia Coimbra, também participou do evento. “Morro Reuter é uma comunidade tão bonita, que resolveu se unir e mostrar que uma pequena cidade pode sair e expandir para todo o Rio Grande do Sul. Agradeço a prefeita pelo convite, está sempre com a gente na Secretaria de Turismo e nas outras secretarias também, buscando incentivos. Parabéns prefeita, parabéns a todos os produtores da região. E dizer que assim se traz mais saúde para nós, quando nos unimos com pequenos produtores e mostramos que com o pequeno se faz o grande”.

Fazendo história

Márcia e Frederico (Créd. Cleiton Zimer)

Márcia Silva, do grupo de ecoprodutores de Morro Reuter, destacou que não há momento mais propício para unir meio ambiente a agricultura e a saúde do que na Ecofest que acontece na semana do Meio Ambiente. “Agradeço a todos, quando a gente levanta a bandeira e pede ajuda e colaboração, estão sempre aqui. A ideia a gente pode ter, mas sozinho a gente não consegue nada”.

Frederico Kelber, que também faz parte do grupo como coordenador, explicou que atualmente são oito famílias do Município que fazem parte dos ecoprodutores. “O grupo não se limita só a Morro Reuter, ele tem integrantes cidades vizinhas, como Picada Café e Santa Maria do Herval. É um grupo que vem crescendo, um movimento que vem se estabelecendo. É uma luta, mas estamos fazendo história”.

Alguns dos participantes da região

Carla Pilz Pinnow expondo seus produtos

Família Kranz de Montenegro

Ivete Karling, de Picada Café

Marli Ruchel e Paula Candiago de Nova Petrópolis

Scheila Backes, de Morro Reuter

Rafael Olbermann, de Dois Irmãos

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.