Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Entregue no Morro Reuter o renovado Belvedere

24/03/2023 - 19h17min

Atualizada em 24/03/2023 - 23h21min

Receptivo Turístico Belvedere entregue nesta sexta-feira fica no km 218 da BR-116, em Morro Reuter.

O Receptivo Turístico Belvedere foi entregue nesta sexta-feira, 24 de março, no km 218 da BR-116, em Morro Reuter. A revitalização do mirante Belvedere, construído na época do asfaltamento da BR-116, na década de 1950, ocorreu através da parceria entre a Prefeitura, Sicredi Pioneira e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A comunidade do Morro recebeu de presente um espaço inovador do ponto de vista qualidade. Nele, foi construído um deck para contemplar a paisagem, ambiente do café e para exposição e comercialização de produtos locais. Tudo feito com toques de beleza e a emoção que o local proporciona para quem frequenta.

O projeto dos arquitetos Maiquel Scherer e Douglas Cassius também abrange bancos, lixeiras, bicicletário, estacionamento, banheiros e iluminação especial. Cada detalhe transmite o encanto do lugar, destaque para o monumento existente com a obra “Situações Poéticas”, do artista plástico Flávio Scholles (nascido na localidade de São José do Herval, em Morro Reuter.), doada ao município, incluindo um mapa com informações turísticas.

O descerramento da placa inaugural do Receptivo Turístico Belvedere   aconteceu com a prefeita Carla Chamorro, o vice-prefeito Airton Bohn, o presidente da Cooperativa Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt, o superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva.

A cerimônia de inauguração do mirante Belvedere contou a presença da prefeita Carla Chamorro e do vice-prefeito Airton Bohn, de Morro Reuter; do prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti; do presidente da Câmara de Vereadores de Morro Reuter, Tiago Kolling Werner;  vereadores; secretários municipais; do deputado estadual Issur Koch; do superintendente Regional do Dnit no estado, Hiratan Pinheiro da Silva;  do presidente da Cooperativa Sicredi Pioneira RS, Tiago Luiz Schmidt; demais autoridades e comunidade.

 

Autoridades se pronunciaram sobre o Belvedere

 

Superintendente Regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva

“Sempre é muito bom estar em Morro Reuter. Essa obra vem contribuir com a paisagem da BR-116, para quem trafega nela e para quem mora ao longo dela. A prefeita Carla sempre esteve conosco com muita energia e muita vontade, cobrando de nós uma resposta e um movimento. A movimentação da prefeita junto com o vice-prefeito e a Câmara de Vereadores, e com toda sociedade organizada de Morro Reuter, é sempre importante. Então é muito prazeroso estar num espaço tão agradável e harmonioso, com essa vista e a natureza e num local tão histórico que volta a ser entregue para a população. É um novo equipamento urbano, e com todos os cuidados necessários e segurança entregue a população.”

 

Presidente da Cooperativa Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt

“Cooperativismo é algo que nos enche de orgulho e emoção. Quando a gente coloca princípios de ética, valores na cooperação, nós temos o cooperativismo. Essa obra aqui nasceu com a participação do que verdadeiramente é uma obra do cooperativismo, que é o entendimento e ouvir muito as pessoas. Nossa matriz econômica e identidade cultural tem a ver com o turismo, tem a ver com toda a imigração germânica. A gente espera que a partir desse local as pessoas possam se interessar cada vez mais por conhecer o nosso interior, a nossa identidade cultural e a nossa matriz econômica. Para Morro Reuter, nós identificamos esse local às margens da BR-116 muito frequentado por famílias, ciclistas, motociclistas e motoristas. Nossa provocação foi: podemos dar um novo uso a esse local, deixando-o mais agradável e que traga cada vez mais turistas para a nossa região. E aí, nasceu essa grande obra coletiva, envolvendo os atores do turismo aqui de Morro Reuter, da agricultura. Vocês que construíram isso daqui, não foi o Sicredi. Vocês disseram o que queriam e como queriam. Essa obra é um presente para vocês e para a nossa região. Parabéns comunidade de Morro Reuter, nós temos muito orgulho desta entrega, e que a gente possa levar este exemplo para outros cantos do Brasil!”

 

Deputado estadual Issur Koch, que esteve representando a presidência da Assembleia Legislativa

“É um imenso prazer estar aqui junto com vocês em um momento tão especial. A gente sabe a importância da colonização alemã e todas as outras etnias para a nossa região. Nós estamos na iminência dos 200 anos da colonização alemã, e o principal que temos a oferecer ao mundo é a nossa gente. Que esse local seja mais um dos espaços importantes, e para quem passar por aqui veja que eles fizeram a diferença. Que essa região seja valorizada por tudo de bom que tem. Parabéns a todos que estão aqui e também a todos que compõem a nossa história. É um prazer dizer que contem comigo, para que os 200 anos e esse ponto aqui sejam sempre muito valorizados.”

 

Prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro

“Quero que todos aqui presentes se sintam abraçados com muito carinho. Estamos muito felizes. Estamos felizes porque na semana que comemoramos 31 anos de município, e aqui Jerri, um dos mandamentos é honrar pai e mãe, e a nossa mãe está aqui a nossa vista, Dois Irmãos. É com muito orgulho que nós estamos aqui para entregar a comunidade mais um sonho de Morro Reuter. Este sonho não era um sonho da Carla e do Airton, ele é um sonho de todos que estão aqui. Quero registrar um agradecimento muito especial aos empreendedores da área de turismo. Este monumento foi projetado com muito carinho para atender a todos vocês.

Quero lhes dizer que estamos felizes porque esta semana estamos realizando dois grandes sonhos: um já anunciado que é a desapropriação da área Carlos Bertoldo Feltes, um sonho da nossa comunidade. E hoje, a entrega do Receptivo Turístico Belvedere. O Belvedere, historicamente, é parada que quase obrigatória dos turistas na entrada da cidade. E, a partir de hoje, ele se torna um lindo cartão de visitas destacando todo potencial turístico de Morro Reuter.

Quero lhes dizer que tudo isso só foi possível graças à parceria sólida construída entre a Sicredi Pioneira, a Prefeitura de Morro Reuter e o Dnit. Juntos nós temos força, juntos nós podemos fazer o melhor para a nossa comunidade. Também quero citar o nome de algumas pessoas que representam tantas outras pessoas que trabalharam muito para que nós pudéssemos entregar esse Receptivo hoje. Começando pela Sicredi Pioneira, destaco aqui o nosso presidente Tiago, o Daniel, a Amanda, o Evandro, e um carinho muito especial ao arquiteto contratado pela Sicredi, o Maiquel.  Tudo aqui foi planejado, pensado e realizado com muito carinho, responsabilidade e profissionalismo. E tudo isso nasceu de uma reunião realizada em janeiro de 2022, em que a Sicredi Pioneira chamou o Conselho Municipal de Turismo e a comunidade para ouvir os anseios e as expectativas que tinham para este espaço.

Pelo Dnit: Hiratan e Vieira, serei eternamente grata. Sou testemunha do esforço de vocês dois para que nós conseguíssemos autorização para revitalizar este espaço. Quero também fazer um agradecimento especial a Rudaia, pela estampa da obra de arte do nosso filho Flávio Scholles. Nós temos muito orgulho de ele ser nosso filho e de poder levar Morro Reuter para o mundo. Também quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram nos mínimos detalhes para que essa obra pudesse ser realizada. A partir de quarta-feira o espaço será aberto. Nós teremos um café e uma exposição de materiais sobre os diferentes espaços gastronômicos e de turismo de Morro Reuter. Este espaço estará aberto de terças a domingos, das 9h às 17h, sempre com o objetivo de acolher com muito carinho e amor a todos que vão parar nele. Concluo dizendo: Morro Reuter é casa de irmão, podem entrar. Aqui todos são sempre muito bem acolhidos. Morro Reuter é toda berço e abraço. Morro Reuter é perto de ti e é parte da gente. Viva o nosso município! Viva o nosso Receptivo! Viva a parceria que nós realizamos para que este sonho se concretizasse. Muito Obrigada!”

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.