Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

“Eu não nasci aqui, mas me sinto filho de Santa Maria do Herval”

13/05/2022 - 16h09min

Atualizada em 13/05/2022 - 19h09min

Juarez Brasiliense de Freitas se sente filho de Herval (Imagem: Carla Fogaça)

Por Carla Fogaça

 

Médico e ex-prefeito recebeu título de cidadão de Herval

Santa Maria do Herval – Nascido em São Leopoldo e morador de Herval desde 1972, Juarez Brasiliense de Freitas, 79 anos, é médico por profissão e atuou como terceiro prefeito do município e posteriormente também foi vice-prefeito. Segundo ele, mesmo não sendo natural de Herval se sente pertencente. “Eu não nasci aqui, mas me sinto filho de Santa Maria do Herval, recebi o título de cidadão”.

Casado com Iara de Freitas, tiveram cinco filhos, sendo que dois nasceram em Santa Maria do Herval, possuem cinco netos, que moram pela região. “Tenho filhos aqui pela região, uma em Curitiba e outra em São Paulo, mas Herval continua sendo o local que todos gostam de vir quando querem paz”, declara.

O Doutor Juarez se tornou médico da família e atuou em Herval, Lindolfo Collor e Gramado. “A gente ia pelas casas e aqui e em Lindolfo foram os primeiros municípios a ter o Saúde da Família e era muito bom. Visitávamos a população para saber como estavam e sempre éramos recebidos com café”, relembra.

Juarez em atendimento em Santa Maria do Herval (Imagem: Arquivo pessoal)

Terceiro prefeito de Herval

Como Juarez era um médico muito conhecido em Herval, em 1997, ele recebeu o convite para se candidatar a prefeito. “Foi uma experiência totalmente diferente na minha vida, em todos os sentidos. Eu não era político era médico e entrei por falta de candidatos. Assim como todos os cargos eu acredito que a pessoa precisa ser politica para estar no poder público, eu não era”, disse.

Mesmo assim, em seu mandato Juarez conquistou muitas coisas para a população, como construção de prédios escolares, junto com a comunidade, desapropriou a Casa de Cultura e duplicou a ponte, que antes era de madeira. “Eu apostava na educação e colocava o povo a trabalhar, todos se uniram e levantamos prédios como no bairro Amizade”, conta.

Comemoração da vitória das eleições para prefeito em 1997 (Imagem: Arquivo pessoal)

Juares Brasiliense de Freitas se sente filho de Herval (Imagem: Arquivo pessoal)

Ainda segundo Juarez, na área da educação ele investia em cursos de aperfeiçoamento para professoras de creche. “Vinha gente de fora para ministrar cursos e isso era bom. Dos alunos que passaram por nossa educação, na época, tem formados em diversos cursos”.

Vice-prefeito nas eleições de 2004

Após deixar o cargo de prefeito, Juarez voltou a se dedicar para a medicina, atendendo em Gramado. Mas em 2004 foi convidado a concorrer a vice-prefeito junto com Darly Bassegio. “Entrei novamente para a política e juntos fizemos um bom trabalho. Quando vice eu podia exercer a medicina também, então isso era algo bom”.

Segundo Juarez, em todos os seus caminhos ele pode contar com o apoio da esposa, que sempre administrou seu lar e cuidou dele e dos cinco filhos com muita dedicação. “Teve outras eleições que fui novamente como vice, mas não ganhamos, essa ela não queria, mas me apoiou mesmo assim”, explica.

Aposentadoria aos 70 anos

Após uma vida dedicada a medicina e inúmeros atendimentos na região, o doutor resolveu que era hora de se aposentar. “Em 2012 passei o fim de ano com a família em Garopaba- SC e resolvemos mudar para lá. Ficamos de 2013 até junho do ano passado, mas vira e mexe vinhamos passear em Herval, pois nossa casa estava aqui”, conta.

Segundo Juarez, a mudança foi preciso para, além de conhecer novo local para viver, precisava parar de atender. “Mesmo aposentado, as pessoas batiam direto aqui em casa e eu atendia. Era dia ou noite, não importava, eles entravam em busca de ajuda médica e com a mudança consegui descansar”, declara.

Um susto que lhe trouxe de volta

Em um dos passeios na casa, em Santa Maria do Herval, em junho do ano passado, Juarez teve uma parada cardíaca e foi rapidamente socorrido pelo Dr. Mauro e a equipe de enfermagem. “Ele salvou minha vida e fiquei mais de um mês internado em Porto Alegre e Novo Hamburgo”.

Depois desse episódio, ele, a esposa e os filhos, decidiram que o melhor seria morar em Herval, assim ficam mais perto dos filhos e netos e dos atendimentos à saúde. “Estou me recuperando aos poucos e faço caminhada recomendada todos os dias pela manhã. Caminho cerca de 3 ou 4 quilômetros, 30 minutos ou 7 mil passos”, conta em meio aos risos.

Preservação da natureza e fomentar o turismo

Como morador e cidadão de Herval, Juarez acredita que o município tem tudo para investir e fomentar o turismo, sem deixar de preservar a natureza. “Essa obra de asfalto até Gramado será muito importante para nós, um grande avanço”.

Conforme o médico, o município conta com uma qualidade de vida diferenciada e com paisagens espetáculares, como cascatas e muito verde. “Muitas belezas naturais”, acrescenta.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.