Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Prefeita Mara afirma que Santa Maria do Herval está em constante evolução

13/05/2022 - 15h46min

Atualizada em 13/05/2022 - 22h17min

Mara está no segundo mandato consecutivo como Prefeita (Imagem: Carla Fogaça)

Por Carla Fogaça

“Estamos prestes a viver um antes e depois de Herval”

A prefeita Mara Stoffel, que está no segundo mandato consecutivo, está otimista com o desenvolvimento e crescimento do Município. Segundo ela, com a obra de asfalto na RS 373 Santa Maria do Herval está prestes a viver um antes e depois. “É uma das obras Estaduais mais significativa para nós, são mais de 20 anos de espera, onde todos os gestores cobravam e tivemos a sorte de presenciar essa bem feitoria no mandato”, conta.

Segundo Mara é uma honra presenciar os avanços do município. “Moro no Centro e nasci em Boa Vista do Herval. Meu avô era vereador em São Leopoldo, ia para lá de cavalo, tios também passaram pela política, então existe essa ligação familiar com o setor público. Com 18 anos eu fiz minha 1ª filiação e em seguida já fui convidada para me candidatar, mas só aceitei 2012 e ganhei como a vereadora mais votada”, conta.

Nestes anos de emancipação, Mara foi a primeira prefeita mulher eleita e sobre isso diz que sempre quis contribuir com o povo e sabia que era tão capaz como qualquer um. “Sinto muito orgulho de estar sentada aqui e representando a mulher na política, somos capazes de alcançarmos cargos altos. Temos muito com o que contribuir”, destaca.

Quais os principais desafios encontrados na gestão do município?

Mara- Um dos maiores desafios foi a pandemia e podemos olhar o quanto ela ainda reflete no psicológico, dentro das escolas e na comunidade em geral. Lá no início era tudo assustador, novo e muitas pessoas perderam familiares, com certeza trabalhar em meio a isso foi o maior desafio que encontramos nesta gestão.

De que maneira as verbas provindas de Brasília e Estado serão benéficas para o município?

Mara- A obra de asfalto da RS 373 foi de verbas vinda de Brasília para o Estado e é uma das benfeitorias mais significativa para nós. Hoje já estamos percebendo o interesse de investidores no setor turístico e toda a ajuda tem reflexo positivo. Esta obra será literalmente um antes e depois de Herval.

Como você descreve o momento atual de Santa Maria do Herval?

Mara- Eu sou apaixonada por este lugar e vejo uma evolução constante, sou suspeita em falar. Se olhar lá para 1989 e comparar com os dias atuais se percebe uma grande evolução. Claro, ainda temos muito para crescer, mas temos qualidade de vida excelente, tem emprego, os serviços básicos funcionam. Estamos em pleno crescimento e desenvolvimento.

Como você se sente sendo a primeira mulher eleita Prefeita no município?

Mara- É uma honra e a mulher precisa ser representada, somos capazes e temos muito o que oferecer. Aprendi muito na política e acredito que fazer gestão é ter noção da coletividade e entender que é um trabalho feito para o povo. Uma prova de que mulher é capaz de fazer algo por um município são as obras que estão em execução através da nossa gestão, como o Ambulatório, as Escolas estão em projetos, a Secretaria de Turismo empenhada na festa da Batata. Inclusive nosso objetivo é focar mais no turismo e estamos trabalhando em um treinamento para empreendedores com o Plano de Turismo. Além disso, temos a aquisição do espaço em que fica a Feira do Produtor, pousadas estão se legalizando para atrairmos visitantes, porque precisamos fazer o turista ficar em Herval.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.