Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Faltam dois dias para o 193º Kerb de São Miguel

21/09/2022 - 16h25min

Evento ocorrerá nos dias 23, 24, 25, 28 e 29 de setembro. Créditos: Giordanna Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

 

O 193º Kerb de São Miguel está próximo. Ele ocorrerá nos dias 23, 24, 25, 28 e 29 de setembro. A festa é uma tradição que ocorre há quase 200 anos e iniciou com a tradição de festejar em família e em comunidade, se transformando nesta grande festa, que passou por adaptações ao longo dos anos, mas que mantém viva a história e as origens da cidade. O Kerb é um momento de manter a promessa dos imigrantes, festejando a chegada em solo brasileiro.

 

Mudanças no evento

A principal mudança deste ano é a cobrança de ingresso e proibição da entrada de coolers, que aconteceu em decorrência recomendações realizadas pela comunidade através da audiência pública ocorrida na Câmara de Vereadores, em 2019. “Estamos cumprindo essas recomendações para atender o que foi solicitado pela comunidade, representada por entidades, grupos festivos, vereadores, moradores, grupos religiosos e entre outros”, disse o Prefeito Jerri Meneghetti.

Para Jerri, é importante lembrar que festas de rua muito tradicionais em outros municípios já adotam cobrança de ingresso há muitos anos, como o Kerb de Estância Velha e a Festa da Batata de Santa Maria do Herval. O valor do acesso ao Kerb de São Miguel é simbólico, mas proporcionará maior controle e qualidade do evento, além de contribuir com as entidades.

Outra mudança expressiva se refere a qualidade do evento. O local contará com melhores banheiros para dar suporte a demanda do público. Além disso, será feito um revestimento do Largo Felippe Seger Sobrinho, com deck e maior controle e segurança do Kerb.

 

Entidades

Grupo de dança da APAE. Crédito: Giordanna Vallejos

 

O controle será feito por meio de pulseiras que sinalizam quem é menor de idade, meia entrada, cortesia ou inteira. As entidades APAE, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação Amigos dos Animais e Voluntárias do Hospital irão ajudar no controle de quem está utilizando as pulseirinhas. Em troca do trabalho voluntário, as entidades poderão comercializar seus produtos sem custo e cada uma irá receber 5% do lucro da festa, totalizando 20% do rendimento em prol das entidades.

Além disso, cada uma das entidades que apresentar um plano de trabalho, explicando detalhadamente onde aplicará o recurso, irá receber 25 mil da Administração Municipal. Outra parte da renda, R$ 70 mil reais, será usada para a aquisição de uma viatura para a Brigada Militar de Dois Irmãos, para garantir maior segurança ao evento.

 

Jerri Meneghetti. Créditos: Giordanna Vallejos

“A expectativa é de que tenhamos um grande evento, mantendo a tradição do Kerb de São Miguel, que transcorrerá com segurança proporcionando momentos de muita alegria para toda a comunidade e visitantes. Convidamos a toda a comunidade e visitantes para prestigiar o maior Kerb do Brasil! O evento foi preparado com muito cuidado e dedicação, feito por muitas mãos, para oferecer momentos de muita alegria, com segurança e qualidade. ” 

  -Prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.