Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Fato ou Boato: Página do TRE-RS confronta desinformações durante eleição

02/10/2022 - 08h55min

CrTalles Kunzler

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Regional — A Fato ou Boato faz parte do site do Tribunal Regional Eleitoral do RS. Nela, são realizados esclarecimentos sobre narrativas falsas com potencial de ressurgimento e viralização na data das eleições. A maioria dos boatos checados são discursos de ataque à imagem das instituições eleitorais.

Fique atento para algumas fake news em circulação e clique para ver a checagem dos fatos: “segundo desenvolvedores, o código-fonte das urnas eletrônicas admite adulterações”,  “justiça Eleitoral cancela títulos de eleitores maiores de 70 anos“, “urnas adulteradas são encontradas em caminhonete particular“.

Para saber mais 

Durante as eleições, duvide principalmente de matérias que digam no final: Não guarde essa informação para você, compartilhe! Procure buscar fontes confiáveis de informação, como jornais reconhecidos. Algumas vezes são criados sites que imitam jornais tradicionais para difundir notícias falsas. Por isso, caso tenha alguma suspeita é possível usar as ferramentas como Fake Check, pesquisa reversa por imagem e agências de checagem com a Aos Fatos, Agencia Lupa e o Fato ou Boato do TRE. Mas acima de tudo, se estiver na dúvida, não compartilhe.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.