Estado - País - Mundo
Fios que transformam: Liga explica importância das doações de cabelos
Por Giordanna Benkenstein Vallejos
Dois Irmãos — Pequenos gestos podem fazer toda a diferença. A presidente da Liga, Cláudia Goetz, mostra na sede da entidade uma caixa cheia de mechas de diferentes cores, tamanhos e texturas. Cada parte dessas será enviada por correio para uma voluntária que confecciona, com diversas mechas, perucas para as mulheres em tratamento contra o câncer.
Após prontas, as perucas são guardadas na sede e são emprestadas para as mulheres que tiveram a perda capilar em função da quimioterapia. Para Cláudia, a doação é muito importante, pois é com ela que as pacientes conseguem muitas vezes recuperar a autoestima, em um período difícil das suas vidas.
O impacto das doações
Ela conta que recentemente doaram uma peruca para uma menina com leucemia, e ao colocar na cabeça, ela se emocionou, por se sentir bonita e querida por aqueles que a ajudaram. Também relembra uma criança bem pequena, que decidiu por conta própria, doar sua pequena mecha de cabelo cacheado para a Liga, dando um exemplo de altruísmo.
Como ajudar
São aceitos todos os tipos de cabelo, inclusive com química. A única recomendação é que na hora do corte, a pessoa solicite que seja com os cabelos secos e pelo menos 15 cm, para poder ser aproveitado. Para entregar as mechas, basta entrar em contato com alguma das voluntárias pelo telefone (51) 3564-5622 ou se dirigir a sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer, na Rua Gramado, 388, no Centro de Dois Irmãos.