Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

GOLPES… confira a Coluna de Picada Café

23/12/2022 - 11h51min

PICADINHAS…
COLUNA DE PICADA CAFÉ
PICADA CAFÉ
Jair Heylmann

GOLPES
Olha o golpe aí! A bandidagem não tira férias e sequer tira folga. Essa semana, pelo menos, cinco vítimas de golpe ou tentativa de golpe procuraram nossa Brigada Militar. Os relatos são sempre os mesmos. Os bandidos estão clonando as redes sociais das vítimas, colocam fotos delas, e chamam amigos e familiares com intuito que esses façam algum depósito ou transferência de recursos. Teve um caso que os meliantes estavam usando a rede social da vítima para tentar vender algum produto.

PRECAVER
Em caso de golpes, são sempre as mesmas formas. Tu ser procurado por um irmão, filho, pai, amigo, precisando de ajuda, esse deve ser feito pessoalmente e não nas redes sociais. E hoje em dia existem muitas formas de se precaver e saber que pode ser golpe. Se quem está precisando de ajuda está usando as redes sociais, é sinal que está com internet e pode atender uma vídeo chamada. Sempre buscar fazer esse contato pessoalmente e não se basear em redes sociais.

VALORES BAIXOS
Outra coisa relatada pela Brigada Militar, é que os golpistas estão procurando vítimas e pedindo valores baixos, já para não chamar tanta atenção. Uma das vítimas perdeu R$ 140,00 e quando transferiu, sequer olhou na hora de fazer o PIX para quem estava caindo a grana. A gente sabe que, neste período do ano, as pessoas estão na correria para deixar tudo em dia, para as férias, viagens, mas é preciso organização e principalmente, precaução. Os golpes existem porque alguém está alimentando eles.

FÉRIAS
Estamos na semana do Natal, semana onde é férias para todos os lados. Mas, precisamos que todos tomem algumas precauções. Se vai viajar, deixe alguém responsável pela casa, seja para molhar o jardim ou dar uma olhadinha mais seguidamente, deixar uma luz ligada a noite,…

TRÂNSITO
Infelizmente, neste período, o trânsito tende a ser mais violento. Primeiro porque há muito mais veículos nas estradas. O que é preciso é ter prudência. Respeitando a sinalização é meio caminho andado para curtir as férias da melhor maneira possível. Vamos juntos fazer esse período o melhor do ano para nós e para os outros. Para quem vai viajar: boa viagem, boas férias e boas festas.

FELIZ NATAL!!!
Natal é época de reunir tudo que é importante em um só lugar, mas se não der para ser na mesma mesa, então que seja dentro do mesmo coração. Que este 25 de Dezembro seja de união, de abraço, de agradecimento, e que o nascimento do Menino Jesus traga muita luz na vida de todos. Feliz Natal!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.