Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Homem acorda e se depara com enorme navio cargueiro no seu jardim

23/05/2025 - 10h50min

Homem norueguês acorda e se depara com enorme navio cargueiro no seu jardim em 22 de maio de 2025. — Foto: EPA via BBC

Um homem acordou na manhã de quinta-feira (22) na Noruega e se deparou com uma cena surreal: um navio porta-contêineres de 135 metros havia encalhado em seu próprio jardim. O caso inusitado ocorreu por volta das 5h (meia-noite no horário de Brasília), no município de Byneset, próximo à cidade de Trondheim, terceira maior do país.

O morador Johan Helberg só percebeu o que havia acontecido após ser alertado por um vizinho em pânico. “A campainha tocou em um horário do dia em que não gosto de abrir”, disse Helberg à emissora TV2. “Fui até a janela e fiquei bastante surpreso ao ver um grande navio. Tive que esticar o pescoço para ver o topo. Foi tão surreal.”

O navio NCL Salten, de bandeira cipriota, viajava pelo Fiorde de Trondheim em direção ao porto de Orkanger quando saiu da rota e invadiu o litoral, parando a poucos metros da residência. “Cinco metros mais ao sul e o navio teria entrado no meu quarto. Não ouvi nada”, relatou Helberg à Norwegian Broadcasting Corporation.

Alerta veio do vizinho

Jostein Jorgensen, vizinho de Helberg, foi acordado pelo barulho do cargueiro se aproximando. “Eu tinha certeza de que ele já estaria do lado de fora da casa, mas não havia sinal de vida. Toquei a campainha várias vezes e nada”, contou à TV2. Somente após ligar por telefone conseguiu avisar o morador.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido no incidente. A embarcação transportava 16 tripulantes e seguia em velocidade rumo à costa quando encalhou.

Causas ainda desconhecidas

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. A polícia norueguesa está investigando o que levou o navio a sair do curso.

O diretor administrativo da empresa NCL, responsável pelo fretamento da embarcação, classificou o episódio como um “incidente sério”. “Estamos gratos que ninguém tenha ficado ferido. No momento, não sabemos o que causou o incidente e aguardamos a conclusão da investigação pelas autoridades relevantes”, declarou Bente Hetland.

Enquanto as investigações seguem, Helberg ironizou a situação: “Agora tenho um novo vizinho muito volumoso, mas logo ele desaparecerá.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.