Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Hora de recomeçar: morador de Dois Irmãos precisa de ajuda para reconstruir a casa após incêndio

22/09/2022 - 18h15min

Atualizada em 22/09/2022 - 19h00min

Carlos perdeu tudo o que levou uma vida para construir (FOTO: Volmir Muller)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Um incêndio devastador destruiu a casa de Carlos Alberto Morais, 53 anos, na tarde de quarta-feira, dia 21. O chalé ficava na lateral da Av. João Klauck, na rua São Vicente, no bairro Beira Rio.

Em questão de minutos ele perdeu tudo o que levou uma vida inteira para construir. Carlos morava no local com um irmão, o Jorge (conhecido como Morais), 58 anos, que estava no interior da residência quando o fogo começou, mas ele conseguiu sair ileso – tendo inalado um pouco de fumaça.

 

Carlos, que enfrenta problemas cardíacos (inclusive possuí um stent implantado) conta que construiu aquela residência à base de muito esforço, junto da sua mãe, que já é falecida. Ficou sabendo do ocorrido através de um vizinho, pois estava trabalhando em uma atelier de calçados. “Achei que ia sofrer meu segundo infarto naquela hora. Se leva uma vida inteira para conseguir as coisas e em meia hora tudo se perde”, disse, emocionado, relando que sentiu o mundo desabar quando chegou e viu tudo destruído.

Não sobrou nada de dentro da casa, nem mesmo as paredes (FOTO: Cleiton Zimer)

PRIMEIRO PASSO: RECONSTRUIR A CASA

A tragédia foi grande, mas agora é hora de recomeçar. Procurado pela reportagem para saber do que está precisando neste primeiro momento, Carlos, humildemente, conta que o objetivo é reconstruir a casa. Portanto, quem puder contribuir com qualquer coisa pode entrar em contato diretamente com ele através do telefone: 051 99901-8364.

A ideia dele é construir um novo chalé, mas não se descarta fazer a casa de alvenaria caso consiga material para tal. “Depois, talvez, consigamos fazer um mutirão e reconstruir tudo”, disse, esperançoso.

Quem quiser ligar para ele durante a semana deve fazê-lo ao meio-dia, ou, após às 17h, pois ele não pode parar de trabalhar e, na fábrica, não tem como usar o celular – mas pode-se deixar mensagens via whatsapp. No final de semana ou feriados pode ser em qualquer horário.

DEMAIS AJUDAS 

A reportagem o questionou se estava precisando de roupas, ou então, mantimentos. Mas o morador contou que está recebendo ajuda da Assistência Social de Dois Irmãos para isso. Todos os seus remédios controlados também foram queimados, mas, já conseguiu outros com a farmácia.

Também foi lhe perguntando se está precisando de alguma ajuda financeira neste momento, mas nada pediu. Mesmo assim, o contato dele está disponível caso alguém sinta que possa ajudá-lo de outras formas.

Momentaneamente estão na casa de parentes. Entretanto um vizinho irá lhe ceder/alugar uma casa nas proximidades até que consiga construir uma nova.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.