Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Intensa onda de frio fará temperaturas despencarem no Estado

17/08/2022 - 17h54min

Uma grande massa de ar frio começa a ingressar no Brasil nesta quinta-feira, derrubando as temperaturas. De acordo com prognóstico divulgado pela MetSul Meteorologia, trata-se da terceira grande incursão de ar frio deste ano no país.

A incursão de ar polar vai rivalizar com a grande onda polar de maio, mas as temperaturas tendem a cair mais do que no evento de frio associado ao ciclone Yakecan. Várias cidades podem ter as suas menores mínimas do ano no final da semana.

Na maioria dos municípios, a sensação no final da quinta e no começo da sexta estará entre 0ºC e 5ºC negativos. Mínimas muito baixas já ocorrem na sexta-feira, mas a alta pressão polar vai inibir nebulosidade e o tempo estará aberto, com céu claro, muito seco e vento calmo na noite de sexta para sábado, que será a mais gelada. Isso deve determinar um resfriamento noturno muito e vai propiciar um amanhecer de sábado com marcas congelantes.

Com isso, o início do final de semana deve ser o mais gelado do ano até agora em vários pontos, com mínimas abaixo de zero em muitos municípios. O frio persiste ainda nas madrugadas de domingo e da segunda-feira, mas já deve ocorrer uma elevação da temperatura.

Com a potência da massa de ar polar, o frio não vai se limitar à noite e são esperadas tardes de muito frio na quinta e na sexta-feira. Hoje, o período da tarde poderá ter marcas abaixo de 10º C. Nuvens, chuva em alguns locais e vento vão acentuar a sensação de frio. Na sexta, mesmo com sol e tempo aberto, será mais uma tarde fria no Estado, embora com máximas mais altas que nesta quinta-feira.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.