Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Joel de Igrejinha reforça suas bandeiras e apoio a Bolsonaro e Onyx

19/10/2022 - 16h43min

Atualizada em 19/10/2022 - 20h11min

Joel de Igrejinha, como é conhecido, agradeceu os votos que recebeu (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval / Dois Irmãos / Região – O deputado estadual eleito, Joel Wilhelm (PP), esteve na redação do Diário de Dois Irmãos para agradecer os votos que recebeu da região e, também, reforçar as bandeiras que citou durante o período de campanha. Reiterou o seu apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) bem como ao candidato ao Piratini Onyx Lorenzoni (PL).

Em todo o Rio Grande do Sul, o ex-prefeito de Igrejinha somou 39.225 votos e, na região de cobertura do Diário, o município que mais o apoiou foi Santa Maria do Herval – lindeiro da sua cidade – onde somou 740 votos.

Joel disse que tinha como meta chegar aos 37.500 votos, porém, acabou superando este marco. Em Herval, a sua votação refletiu o esforço na campanha que, em boa parte, foi feita de casa em casa. “Visitamos conforme conseguíamos. O tempo é curto”, disse, reconhecendo a parceria do vereador local, Tarcísio Schuck – o Schukinha (PP) e, também, do presidente do partido Jackson Lindemann. “Este apoio das lideranças foi muito importante”.

RAÍZES EM HERVAL

Joel nasceu em Taquara mas viveu toda sua vida em Igrejinha. Começou como a maioria: passando cola em um atelier de calçados aos 11 anos. Depois trabalhou em supermercado até os 18 e, a partir dali, atuou com representações comerciais. Aos 29 anos foi vereador e, aos 33, se tornou prefeito de Igrejinha, reelegendo-se com 74% dos votos.

Sua relação com Santa Maria do Herval vai além da proximidade entre as cidades. Sua família materna é do Município – os avós Antônio e Tereza Roldo moravam em Padre Eterno Alto. “Boa parte da minha infância foi aí”.

PRIMEIROS PASSOS

Saindo do Executivo de Igrejinha, Joel passa, agora, ao Legislativo do Estado. Conta que já está realizando visitas à Assembleia para se inteirar das questões internas. “Para quando assumir em fevereiro poder me colocar a disposição dos prefeitos e vereadores, para que possamos fazer a intermediação entre os municípios e o governo do Estado”.

Setor calçadista

Ainda enquanto candidato, Joel deixou claro seu apoio à reeleição de Jair Bolsonaro à presidência. Agora, para governador, cita seu igual comprometimento com Onyx Lorenzoni. “Estamos colocando o candidato Onyx a par de todas as demandas do setor coureiro calçadista”, disse, frisando uma das suas bandeiras políticas quanto ao desenvolvimento do setor na região.

Citou a importância do Estado contribuir na formação de mão da obra e equilibrar a alíquota, tornando-a próxima ou igual à Santa Catarina para que o setor possa se tornar ainda mais competitivo contribuindo com a consolidação das empresas. O deputado já teve diversas reuniões com expoentes do setor da região.

Serviço de referência para a saúde

O deputado também falou da criação de um serviço de referência de alta complexidade e traumatologia para a região em Parobé. Atualmente toda a demanda é direcionada para Canoas. “Sabemos que é um custo alto, mas é uma questão de Estado. Precisamos construir politicamente a viabilidade financeira”.

Ensino fundamental direcionado para os Municípios

Para Joel, as coordenadorias do Estado não conseguem atender e dar todo o suporte necessário na infraestrutura da maioria das escolas estaduais. “A impressão que dá que é que os diretores estão sozinhos”. Pontua que há exceções, como por exemplo, Morro Reuter. “Ela é excelente em condições”.

Portanto, afirma que trabalhará junto à Famurs e o futuro Governo a possibilidade de, se assim os municípios desejarem, integrar todo o ensino fundamental às escolas municipais. De acordo com a proposta, o Estado ficaria a cargo somente do ensino médio – sugerindo que este seja mais técnico, direcionado à matriz econômica de cada região.

Joel afirma que irá propor que o Estado passe a estrutura física para os municípios, e que estes possam cadastrar os alunos de 1º ao 9º ano e recebam o valor que o Estado recebe hoje. A ideia é que o Estado faça a cedência dos professores para os municípios – que continuarão o vínculo com o Estado. “O Estado precisa acabar com a vaidade de achar que consegue cuidar, e não consegue, está comprovado isso. O RS é o que mais recebe por aluno e é o 16º em resultado”.

O deputado afirma que o objetivo é construir isso ao longo de 2023 para que, em 2024, os municípios que assim o desejarem possam aderir.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.