Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Jovem estanciense precisa de 30 mil reais para cirurgia no olho e evitar a cegueira

14/03/2023 - 11h21min

Atualizada em 14/03/2023 - 11h22min

A jovem Eduarda Pauletto, de 11 anos, precisa da ajuda da comunidade estanciense. A menina sofre com um problema de visão cujo cérebro não “envia sinais” para que o olho funcione corretamente. Por ser um problema incurável, a solução encontrada é a implementação de um chip para que estes comandos sejam feitos de maneira artificial.

Segundo o relato da mãe, Katia Pauletto, a criança sofre com o problema desde os 18 meses de vida, ou seja, há praticamente 10 anos. Eduarda já passou por outras duas cirurgias de tentativa de correção do nervo ótico, sem sucesso. No momento, ela possui somente 25% da visão no olho esquerdo. Ainda de acordo com a mãe, se a cirurgia de implantação do chip não ocorra até o final do ano, Eduarda perderá a visão totalmente.

A cirurgia pode ser feita no Hospital especializado em Porto Alegre, com o custo de 100 mil reais. “Encontramos uma opção bem mais em conta, no Rio de Janeiro, em uma clínica especializada, que cobra aproximadamente 20 mil reais a cirurgia, e aí tem mais a hospedagem, passagem e tudo para que eu possa acompanhá-la no pós operatório do hospital, custando um total de 30 mil reais”, relata Katia. Eduarda está na fila do SUS para realizar a cirurgia gratuitamente há 3 anos, mas, por conta da urgência, a família procura arrecadar esse valor e realizá-la de forma particular. “Se esperar todo tempo, ela pode perder totalmente a visão, o que depois só poderá ser corrigido com um transplante de córneas”, completa a mãe.

Como ajudar:

A família tem realizado pedágios solidários em Estância Velha, e recebendo doações de diferentes formas. Para quem quiser e puder ajudar, seja como voluntário nos pedágios, ou ainda com alguma quantia de dinheiro, pode contatar os familiares através dos telefones (51) 984946091 ou (51) 985875367.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.