Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Marlei é campeã da Maratona da Fila em São Paulo

28/08/2022 - 09h52min

Atualizada em 28/08/2022 - 15h13min

Marlei comemorando a conquista ao lado do treinador Julio (FOTO: divulgação / Julio Pauletti)

Por Cleiton Zimer

São Paulo / Morro Reuter / Dois Irmãos – Já foi dito e provado várias vezes: onde a atleta Marlei Willers, 44 anos, põe os pés, ela deixa a sua marca. E não foi diferente na manhã deste domingo, dia 28.

Preta, como é conhecida, enfrentou o frio e o clima úmido ao pé da Serra para treinar diariamente nos últimos meses. Seu único objetivo: dar o melhor de si, tanto fisicamente como mentalmente para disputar sua primeira maratona, da Fila, em São Paulo.

E o resultado? Correu os 42 quilômetros em 2h 47min e 39seg, consagrando-se campeã da Maratona da Fila, levando Morro Reuter, Dois Irmãos e o Rio Grande do Sul para o lugar mais alto do pódio numa competição de altíssimo nível. “Estou muito feliz“, disse.

Para aproximar o entendimento da nossa realidade local, ela correu o equivalente a Morro Reuter até Esteio, onde ocorre a Expointer. E, detalhe, ficou entre 8 a 9 minutos na frente da segunda colocada.

Evolução constante

Até então ela disputava nas categorias das meias maratonas e também outras competições, totalizando cerca de 60 e, das quais, só não foi ao pódio em quatro.

Seu destaque fica ainda mais notório levando em conta que entrou para o mundo das corridas de rua em 2017 – há cinco anos – enfrentando o período de pandemia sem competir.

Teve, também, diversos desafios para conseguir apoio de patrocinadores; mesmo assim nunca desistiu, saindo, muitas vezes, atrás de atletas com mais apoio e preparo – chegando na frente ou muito próxima deles na linha de chegada.

Tanta dedicação, foco e persistência geraram grandes resultados e reconhecimentos que, na manhã de hoje, também levaram Marlei a largar pela primeira vez num pelotão de elite.

FEZ POR MERECER 

O treinador, Julio Pauletti, a acompanhou e expressou com muita alegria a vitória da atleta, o que representa o resultado de uma junção de esforços de toda uma equipe de preparo. “Sempre trabalhamos muito forte pra conseguir elevar o nível da Marlei. Antes da pandemia, durante a pandemia e agora ela está conseguindo colher alguns frutos dessa dedicação. Nada caiu no colo, tudo que está acontecendo ela fez por merecer no dia a dia de treinamentos e de todos detalhes de preparação que envolvem essa puxada rotina de corredora. Quando chove, quando faz frio, quando é quente de mais… Não importa como estava o clima, o que importava era fazer o que tinha que ser feito! Ela fez, e graça a Deus obteve resultado disso“, disse Julio.

A Maratona de São Paulo também foi dia de estreia da nova camiseta, com novos patrocinadores e apoiadores da Marlei.

Do Paraná, representando Dois Irmãos e Morrro Reuter

Marlei é natural do interior do Paraná, município de Pérola do Oeste. Mora há 28 anos em Morro Reuter, cidade em que foi reconhecida como cidadã honorária recentemente.

Antes de se dedicar ao esporte era coordenadora comercial em Novo Hamburgo, saía de casa às 6h e só retornava ao anoitecer. Quando via, estava treinando até após às 22h; o que era inviável, afinal, o descanso é tão importante quanto o preparo.

Decidiu sair do emprego e começou a empreender o que gerou ainda mais compromissos, mas, ao menos, poderia ter flexibilidade de horários para os treinos e também para as competições. Surgiu assim, em meio à necessidade, a Preta Pastas, com diversas opções de comidas caseiras.

Marlei, além de atleta, também passou a ser cozinheira, vendedora e entregadora. Construiu a sua própria marca, fez a divulgação dos produtos e expandiu para a região, conquistando o gosto da clientela.

Até hoje segue fazendo de tudo um pouco, se revezando entre as ruas e a cozinha, que fica no porão de casa, em Morro Reuter

 

Marlei comemorando a conquista. Também foi dia de estreia da nova camisa, com os novos patrocinadores (FOTO: divulgação / Julio Pauletti)

VEJA VÍDEO DA CHEGADA

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.