Moradores e comerciantes acreditam no potencial turístico do Teewald
13/05/2022 - 16h34min
Atualizada em 16/05/2022 - 10h38min
“Existe um potencial cultural e turístico aqui”, dizem Rudi Kunst e a artista Juliana Faber. (Imagem: Carla Fogaça)
por Carla Fogaça
Santa Maria do Herval – A cada ano se percebe o crescimento e desenvolvimento de Santa Maria do Herval e, segundo os munícipes, isso reflete em todos os setores da cidade, seja na indústria, comércio, agricultura e com grande potencial para que o turismo avance junto.
Quando questionamos sobre ‘qual seria o grande potencial de Herval’, todos falavam uma só coisa: “o turismo”. Conforme moradores, com a chegada do asfalto que liga o município a Gramado, o turismo precisa ser aquecido. “Acho que devemos investir em cultura para atrair mais turistas, pois aqui temos locais lindos para visitar e isso será bom para o comércio e gastronomia”, disse o marceneiro Jonas Luan Blume.
Herval pelos olhos de quem vive no município:
“Aqui é pequeno, mas estamos em melhor situação de muitas cidades grandes. Tem emprego, qualidade de vida. Eu vejo o quanto ela evolui, participei da emancipação de Herval”. Silvio Jacob, aposentado, morador do Centro.
“Sou recém-chegada no município, me casei e vim de Brasília para cá. As pessoas são receptivas, a cidade é acolhedora e estou amando os costumes. Quero fazer daqui minha morada”. Socorro Ramisch, monitora, moradora de Boa Vista do Herval.
“Eu vivi aqui em 80 e depois fui para Sapiranga e São Leopoldo. Se comparado há 40 anos eu posso afirmar que hoje vejo qualidade de vida e não falta emprego. Ótima lugar para viver”. Delcio Ramisch, aposentado, morador de Boa Vista do Herval.
“A emancipação trouxe uma revolução para Herval, éramos o terceiro distrito de Dois Irmãos e hoje temos tudo aqui, banco, a prefeitura e tudo…Até para se alistar tinha que ir até Dois Irmãos”. Gilberto Scoll, comerciante, morador do Centro.
“Com a emancipação melhorou 100% as coisas. Antes as estradas eram tudo de chão batido e agora tem bastante asfalto. Tinha que ir a Dois Irmãos para resolver alguns problemas, era puxado”. Algemiro Kasper, agricultor, morador de Padre Eterno Ilges.
“Para mim aqui está ótimo. A Saúde e ensino estão bons, antes faltava vaga nas creches, hoje não. A reforma do Ambulatório é superimportante. É um local maravilhoso de viver”. Vitorino Backes, empresário, morador de Boa Vista do Herval.
“O município cresceu muito e esperamos que continue melhorando e crescendo a cada dia. Ainda é um local seguro e tranquilo de viver e que com a evolução isso possa continuar assim”. Maria Julia Haubert, artesã, moradora do Centro.
“Morar aqui é ter paz. A educação tem crescido muito e vemos o empenho de todos para este crescimento. Faz seis anos que moro aqui e não tem violência, é ótimo para criar filhos”. Juliana Faber, artista plástica, moradora do Centro.
“Eu vivi muita coisa aqui, fui professor de escolas Unidocente e vejo que a educação é boa. Hoje eu estou pintando quadros e me sinto bem morando aqui. É um ótimo lugar” Rudi Kunst, aposentado, morador do Centro.
“É bom morar aqui, sou natural daqui e amo. Vejo o crescimento a cada ano e aos poucos vai melhorando ainda mais. Tem comércio e precisamos investir no turismo para movimentar mais”. Marisa Kapes, comerciante, moradora de Padre Eterno Baixo.
“Vejo muita coisa acontecendo, muitas mudanças, pois tem gente vindo morar aqui em busca de tranquilidade e segurança. Muitas ruas asfaltadas e isso tudo soma para uma cidade mais linda”. Márcio Schneck, autônomo, morador da Vila Nova.
“Acho que é um pequeno município, mas tem crescimento, como emprego e saúde. Depois da emancipação facilitou a vida de todos, pois a Prefeitura ficou mais perto e acredito que aqui vai desenvolver muito”. José Canisio Roldo, coord. de agropecuária, morador do Centro.
“Aqui tem muitos pontos turísticos, é um local com paz e bem reservado. Tem qualidade de vida, emprego e desenvolvimento, além do grande potencial para o turismo”. Cristian Eduardo Escher, atendente, morador do Centro.
“Está crescendo, mas ainda pode melhorar. O asfalto até Gramado tem tudo para aumentar o setor turístico no município. Faz 30 anos que moro aqui e vim por ser um local tranquilo e seguro”. Jair Zimmer, empresário, morador do Centro.
“Sempre foi um lugar tranquilo e bom para morar. Nos últimos anos abriu vários empreendimentos que fortaleceram o comércio local. Acredito que tem tudo para prosperar ainda mais”. Thiago Krottz, empresário, morador do Centro.
“A cidade está em grande desenvolvimento, acredito que dá para divulgar mais o turismo porque tem potencial e ainda mais com a chegada do asfalto para Gramado. Gosto daqui, a vida aqui me encanta”. Jonas Luan Blume, marceneiro, morador da Vila Kunst.