Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Porto-alegrense escolhe Santa Maria do Herval para mudar de carreira

13/05/2022 - 16h46min

Atualizada em 13/05/2022 - 19h40min

Roger largou a advocacia para se dedicar 100% a agricultura (Imagem: Carla Fogaça)

por Carla Fogaça

De advogado para agricultor de morangos

Duas paixões levaram Roger Sanchez escolher Santa Maria do Herval como sua nova casa. Uma delas, e a mais importante, a paixão por sua noiva, natural do município, Tatiane Buttenbender e a outra era o anseio por mais qualidade de vida. “Comecei a namorar ela e me encantei pela cidade e começamos os planos de investir na produção de morango”, conta Roger.

Foram dois anos de muito estudo para então começar as primeiras plantações. “Neste processo todo eu já iniciei a troca de profissão. Sou formado em direito e atuava na grande Porto Alegre e região na área trabalhista, inicialmente conciliei a advocacia com a agricultura, depois fui parando gradativamente, então em 2017 começamos com a produção de morango em Santa Maria do Herval, nas terras da minha noiva”, explica.

As primeiras estufas eram feitas de ferro e Roger começou a produção aos poucos. “Inicialmente eram 6 mil pés e hoje já estamos com 52 mil e pretendo crescer ainda mais. Já somos um dos maiores plantadores da região e pretendo alavancar cada vez mais”, destaca o agricultor.

Roger Sanchez e a noiva Tatiane Buttenbender

Obstáculos foram vencidos

Segundo Roger, no primeiro ano de produção uma catástrofe aconteceu nas estufas. “Veio um vendaval e caiu tudo, derrubou todas as estufas. Tive um prejuízo enorme e poderia ter parado, mas decidi que tentaria me reerguer novamente”, explica.

Após o incidente o agricultor começou o processo novamente, fazendo então as estufas com alicerces em madeira e ferro, com cultivo no sistema semi-hidropômico e, agora, faz 5 anos que se dedica 100% a agricultura. “Deixei o direito e vivo disso. Era tudo novo para mim, estudei, tenho uma assessoria que nos auxilia e aos poucos fui conseguindo. Minha noiva é professora e se dedica para a profissão”, conta.

Roger tem 52 mil pés de morango

Por mais qualidade de vida

Conforme o agricultor, Santa Maria do Herval oferece qualidade de vida e boa estrutura em todas as áreas. “O povo daqui é sério e comprometido com o município, além das belezas naturais que encontramos. Eu não me arrependo, nem troco Herval por Porto Alegre novamente, as pessoas aqui são honestas, acolhedoras, se engajam nas festividades e eventos do município. Admiro muito e me inspiro nos agricultores e moradores de mais idade, eles sempre tem muito a nos ensinar, um exemplo é o Fábio Ritter”, declara.

Ainda de acordo com Roger, nada no mundo paga a qualidade de vida que ele encontrou em Santa Maria do Herval. “Morro aqui desde 2019, antes só vinha para trabalhar, mas percebi que não fazia sentido não estar sempre aqui. É um paraíso”.

“Agricultura é a arte de esperar”

Para Roger, que não era agricultor e precisou estudar para isso, a agricultura é a arte de esperar. “A gente planta e trabalha hoje para colher amanhã. Os resultados não são imediatos como parece, exige uma dedicação diária. A plantação é realizada e demora uns 3 meses até vir o retorno”.

Atualmente, Roger cultiva pés de morangos espanhóis, chilenos e italianos, sendo os espanhóis o seu preferido por ser mais doce. “Levei nossa marca que é ‘Vale dos Morangos’ para diversas cidades da região, como Gramado, Sapiranga, Dois Irmãos, entre outras. É uma maneira de levar o nome do município para outras cidades”, acrescenta.

Roger pretende expandir ainda mais os negócios

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.