Estado - País - Mundo
Moradores e comerciantes acreditam no potencial turístico do Teewald
por Carla Fogaça
Santa Maria do Herval – A cada ano se percebe o crescimento e desenvolvimento de Santa Maria do Herval e, segundo os munícipes, isso reflete em todos os setores da cidade, seja na indústria, comércio, agricultura e com grande potencial para que o turismo avance junto.
Quando questionamos sobre ‘qual seria o grande potencial de Herval’, todos falavam uma só coisa: “o turismo”. Conforme moradores, com a chegada do asfalto que liga o município a Gramado, o turismo precisa ser aquecido. “Acho que devemos investir em cultura para atrair mais turistas, pois aqui temos locais lindos para visitar e isso será bom para o comércio e gastronomia”, disse o marceneiro Jonas Luan Blume.
Herval pelos olhos de quem vive no município:
- “Aqui é pequeno, mas estamos em melhor situação de muitas cidades grandes. Tem emprego, qualidade de vida. Eu vejo o quanto ela evolui, participei da emancipação de Herval”. Silvio Jacob, aposentado, morador do Centro.
- “Sou recém-chegada no município, me casei e vim de Brasília para cá. As pessoas são receptivas, a cidade é acolhedora e estou amando os costumes. Quero fazer daqui minha morada”. Socorro Ramisch, monitora, moradora de Boa Vista do Herval.
- “Eu vivi aqui em 80 e depois fui para Sapiranga e São Leopoldo. Se comparado há 40 anos eu posso afirmar que hoje vejo qualidade de vida e não falta emprego. Ótima lugar para viver”. Delcio Ramisch, aposentado, morador de Boa Vista do Herval.
- “A emancipação trouxe uma revolução para Herval, éramos o terceiro distrito de Dois Irmãos e hoje temos tudo aqui, banco, a prefeitura e tudo…Até para se alistar tinha que ir até Dois Irmãos”. Gilberto Scoll, comerciante, morador do Centro.
- “Com a emancipação melhorou 100% as coisas. Antes as estradas eram tudo de chão batido e agora tem bastante asfalto. Tinha que ir a Dois Irmãos para resolver alguns problemas, era puxado”. Algemiro Kasper, agricultor, morador de Padre Eterno Ilges.
- “Para mim aqui está ótimo. A Saúde e ensino estão bons, antes faltava vaga nas creches, hoje não. A reforma do Ambulatório é superimportante. É um local maravilhoso de viver”. Vitorino Backes, empresário, morador de Boa Vista do Herval.
- “O município cresceu muito e esperamos que continue melhorando e crescendo a cada dia. Ainda é um local seguro e tranquilo de viver e que com a evolução isso possa continuar assim”. Maria Julia Haubert, artesã, moradora do Centro.
- “Morar aqui é ter paz. A educação tem crescido muito e vemos o empenho de todos para este crescimento. Faz seis anos que moro aqui e não tem violência, é ótimo para criar filhos”. Juliana Faber, artista plástica, moradora do Centro.
- “Eu vivi muita coisa aqui, fui professor de escolas Unidocente e vejo que a educação é boa. Hoje eu estou pintando quadros e me sinto bem morando aqui. É um ótimo lugar” Rudi Kunst, aposentado, morador do Centro.
- “É bom morar aqui, sou natural daqui e amo. Vejo o crescimento a cada ano e aos poucos vai melhorando ainda mais. Tem comércio e precisamos investir no turismo para movimentar mais”. Marisa Kapes, comerciante, moradora de Padre Eterno Baixo.
- “Vejo muita coisa acontecendo, muitas mudanças, pois tem gente vindo morar aqui em busca de tranquilidade e segurança. Muitas ruas asfaltadas e isso tudo soma para uma cidade mais linda”. Márcio Schneck, autônomo, morador da Vila Nova.
- “Acho que é um pequeno município, mas tem crescimento, como emprego e saúde. Depois da emancipação facilitou a vida de todos, pois a Prefeitura ficou mais perto e acredito que aqui vai desenvolver muito”. José Canisio Roldo, coord. de agropecuária, morador do Centro.
- “Aqui tem muitos pontos turísticos, é um local com paz e bem reservado. Tem qualidade de vida, emprego e desenvolvimento, além do grande potencial para o turismo”. Cristian Eduardo Escher, atendente, morador do Centro.
- “Está crescendo, mas ainda pode melhorar. O asfalto até Gramado tem tudo para aumentar o setor turístico no município. Faz 30 anos que moro aqui e vim por ser um local tranquilo e seguro”. Jair Zimmer, empresário, morador do Centro.
- “Sempre foi um lugar tranquilo e bom para morar. Nos últimos anos abriu vários empreendimentos que fortaleceram o comércio local. Acredito que tem tudo para prosperar ainda mais”. Thiago Krottz, empresário, morador do Centro.
- “A cidade está em grande desenvolvimento, acredito que dá para divulgar mais o turismo porque tem potencial e ainda mais com a chegada do asfalto para Gramado. Gosto daqui, a vida aqui me encanta”. Jonas Luan Blume, marceneiro, morador da Vila Kunst.