Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Municípios do Litoral irão realizar testes de Covid-19

25/11/2021 - 15h08min

Foto: Alina Souza / CP Memória

Estado- Os municípios gaúchos que recebem um aumento populacional nos meses de verão, como Litoral, Serra e Fronteira, e os municípios com mais de 100 mil habitantes poderão, a partir desta quinta-feira, aderir à terceira fase do Testar RS, programa estadual de testagem diagnóstica de Covid-19. Para isso, o governo fará repasse de R$ 30 mil em parcela única.

Essa nova fase tem objetivo de testar a população por livre demanda, independentemente de a pessoa apresentar sintomas da doença, e em locais de grande movimento. Os gestores municipais escolherão onde instalar os pontos de testagem, com intuito de alcançar o maior número de pessoas. O espaço deverá funcionar entre dezembro e março, nos horários e dias mais estratégicos, de acordo com a realidade local. As equipes municipais que trabalharem nestes pontos precisam garantir agilidade no atendimento, separar pessoas sintomáticas das assintomáticas, e realizar todos os protocolos de isolamento de possíveis casos positivos.

“Precisamos, mais do que nunca, reforçar a vigilância e identificar onde o vírus está circulando para que não ocorra no Brasil e o no Rio Grande do Sul o que estamos vendo nos países da Europa, que estão com um novo pico da Covid-19. É um momento de muito trabalho”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann, aos coordenadores regionais de Saúde e aos gestores municipais durante a apresentação do projeto, nesta quinta-feira.

O exame aplicado será o teste rápido de antígeno. O Rio Grande do Sul recebeu 148 mil testes do Ministério da Saúde para esse fim, e a SES realizou a compra de mais 320 mil testes. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, explicou que o teste de antígeno é uma forma eficaz e barata de rastreamento, e que a testagem em larga escala por livre demanda da população é uma proposta utilizada mundialmente.

“Precisamos dar todas as condições aos municípios, neste momento de maior circulação de residentes e não residentes do Estado, de detectar em tempo oportuno os casos que possam ser assintomáticos e sensibilizá-los da necessidade de permanecerem isolados”, esclareceu Tani.

Esta fase do Testar RS está vinculada ao Projeto Verão Total 2021/2022, que engloba ações da gestão estadual em municípios que recebem grande contingente populacional no período de veraneio.

 

Fonte: Correio do Povo

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.