Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Onyx e Leite decidirão no segundo turno

02/10/2022 - 22h15min

A disputa para o governo do Estado ficará entre Onyx Lorenzoni e Eduardo Leite. Contrariando o que diziam as pesquisas eleitorais, que indicavam o governador eleito nas eleições passadas à frente nas urnas, o candidato do PL abriu grande vantagem e foi o mais votado.

Se Onyx teve grande vantagem na ponta da disputa, a segunda vaga foi disputada voto a voto entre Leite e Edegar Pretto, do PT. Com percentual baixo de votos, o governador eleito em 2018 conseguiu a vaga para a disputa em segundo turno.

ONYX

Gaúcho de Porto Alegre, Onyx Lorenzoni concorre pela primeira vez ao governo do Estado. Médico veterinário, foi duas vezes deputado estadual no Rio Grande do Sul e está no quinto mandato como deputado federal. Foi reeleito deputado federal em 2018 com a maior votação de sua trajetória política (183.518 votos). Aliado do presidente Jair Bolsonaro, foi coordenador do Plano de Governo e, após a vitória de 2018, foi designado para coordenar a transição governamental, como ministro extraordinário. Durante o governo de Bolsonaro, atuou como ministro.

LEITE

Nascido em Pelotas, em 1985, Eduardo Leite, é bacharel em direito e foi governador do Rio Grande do Sul entre 2019 e 2022. Anteriormente, foi prefeito da sua cidade natal, de 2013 a 2017, onde também foi vereador.

Leite iniciou sua carreira política no movimento estudantil, como presidente do Grêmio Estudantil de sua escola. Graduado pela Faculdade de Direito da UFPel, filiou-se ao PSDB e concorreu a vereador em 2004, obtendo a primeira suplência e assumindo a vaga posteriormente. Em 2008, foi eleito vereador. Alcançou a suplência para a Assembleia Legislativa na eleição de 2010 e foi eleito prefeito de Pelotas em 2012. Em 2018, se elegeu governador no segundo turno, com 53% dos votos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.