Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Picada Café 31 anos: A jovem vereadora Adriane Marconi Mielke preside a Câmara de Vereadores

21/03/2023 - 20h29min

Picada Café – Adriane Marconi Mielke, 36 anos, vereadora eleita pela primeira vez que concorreu. Pelo segundo ano consecutivo, Adriane preside a Câmara Municipal de Vereadores. Mãe de duas meninas e na espera de um menino, é casada com Reni Mielke. Moradora do Bairro Floresta, Adriane sabe dos problemas encontrados na cidade e que sempre há muito trabalho. “Presidir a Câmara de Picada Café é ter a oportunidade de agregar conhecimentos e levar para a sociedade importantes assuntos como saúde do homem, da mulher, dentre outros”, frisou. Confira na entrevista os assuntos levantados pela vereadora no especial 31 anos de Picada Café.

O DIÁRIO: Como está sendo esse seu segundo mandado como presidente?

Adriane Marconi Mielke: “Muito bom, está sendo de novos desafios, mas, com os pés no chão, sabendo das nossas obrigações aqui no Legislativo”.

O DIÁRIO: És a autora da lei que regulamenta praças e áreas de lazer na cidade. Como está sendo o uso desses espaços desde a criação da legislação?”

Adriane: “A lei foi clara e teve um objetivo: regulamentar o uso desses espaços para que fique bom para todos. Desde usuários, visitantes e moradores. Acredito que a lei resolveu em 90% os problemas que existiam antes. Importante frisar que o prefeito Luciano Klein entendeu a importância do assunto e sancionou a lei, o que era primordial”.

O DIÁRIO – Incrementastes importantes ações como palestras do Outubro Rosa e Novembro Azul, momentos que fazem alusão a saúde da mulher e do homem. Qual o objetivo destas ações?

Adriane – “Outubro Rosa e Novembro Azul nada mais é que atos que levam conhecimento as pessoas. Hoje em dia é preciso instigar esse conhecimento. Na nossa sociedade, as vezes na família ou no bairro onde residimos, há casos de pessoas que, assim que descobriram alguma anormalidade no corpo, procuraram orientação médica com antecedência e foram curadas. Essas palestras na Câmara de Vereadores buscam bem isso, conscientizar homens e mulheres para que previnam. O conhecimento e a diagnosticação precoce salvam vidas”.

O DIÁRIO – A lei que institui o Setembro Amarelo foi aprovada e foi de sua autoria. O que significa essa lei?

Adriane: “O Setembro Amarelo nada mais é que um mês dedicação a prevenção ao suicídio. Existe lei superior que regulamenta esta. Este é mais um caso onde o conhecimento é importante e salva vidas. Quanto mais pessoas entenderem sobre a depressão e outras doenças similares, maior será a chance de identificar a pessoas e ajudar ela”.

O DIÁRIO – Picada Café passa a contar com a Semana da Bíblia, através de uma lei criada por você. Do que trata e qual a importância desse momento dedicado a religiosidade?

Adriane: “A Semana da Bíblia nada mais é que um período onde a Bíblia Sagrada seja mais trabalhada em nossas instituições. Tanto nas escolas, como em outros órgão, com palestras, leituras, pronunciamento de pastores e padres, podem ser planejados teatros, dentre outros. A Bíblia é um manual a ser seguido, instrução para nosso dia a dia. Muita gente já pratica a leitura. É um dos livros mais lido no mundo”.

O DIÁRIO – Em 2022 a Câmara de Vereadores teve economia de R$ 48.278,21. O recurso você indicou para que seja utilizado na futura construção de uma sede própria para a Câmara. Qual é a real necessidade desta?

Adriane: “Total. Você ter uma sede própria, mais próxima ao cidadão, dando lhe o direito de acompanhar as sessões, de estar presente, com acessibilidade, ou que seja, com elevador, é o mínimo. Por muitos anos se fala em Centro Administrativo, sede para isso, um espaço ideal ao Executivo Municipal. E nós, até quando vamos manter a Câmara num terceiro piso, com quase 40 degraus, sem acessibilidade alguma? Se cada presidente conseguir economizar e fazer sobrar R$ 48.278,21, em alguns anos teremos recurso para esse fim. A gente sabe que a Câmara conta com mais recursos a disposição. Só não exigimos isso porque queremos que serviços essenciais sejam mantidos para nossa população e quem sabe, aos poucos, sejam ampliados”.

O Diário: Picada Café chega aos 31 anos. Como avalias este período em desenvolvimento e onde é preciso focar nos próximos anos para que a cidade siga sendo um lugar maravilhoso? Que mensagem deixas para a população?

Adriane: “Falar destes 31 anos é olhar para o passado, ver o trabalho árduo que foi feito, gestão por gestão. Governos que sempre primaram pela Educação e Saúde, setores que a gente sempre deve apoiar. Talvez tenha faltado um pouco de investimento mais nos bairros, levando asfalto, ou no interior. Pavimentação hoje em dia é qualidade de vida. Penso que o Poder Público deva, sempre, fazer o melhor pela população, afinal, é o povo e as empresas que geram os recursos através de impostos. Minha mensagem é que o Povo Cafeense tenha orgulho desse lugar. Porque é aqui que estamos, é esse lugar que construímos com orgulho e trabalho, e é esse lugar que devemos amar e preservar. Parabéns Picada Café!”.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.