Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Prefeito Jerri Meneghetti: diversificação econômica em Dois Irmãos

16/09/2022 - 15h46min

Jerri Meneghetti (PP). Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

O prefeito Jerri Meneghetti é natural da cidade de Palmitinho, mas vive no município desde a infância. Também o presidente da AMVARS. Em cima da mesa do seu gabinete, mantém uma representação de um caminhão de bombeiro, que lembra o seu serviço como bombeiro voluntário e a sua paixão por essa área.

Foi tentando organizar a chegada do Corpo de Bombeiros na cidade, onde teve seu primeiro contato com a política. Em 2005 filiou-se ao Progressistas (PP), a pedido de um vereador da época. Foi vereador de 2009 a 2012, sendo presidente da Câmara no último ano. Depois disso, foi vice com a prefeita Tânia da Silva por dois mandatos. Em 2020 assumiu o cargo de prefeito ao lado de Juarez Stein.

Muito antes de ingressar no serviço público, trabalhou na iniciativa privada. Começou com 12 anos em um atelier de calçados, ao mesmo tempo que também era entregador de jornal e estudava. Aos 14, foi trabalhar no Wirth, local que ficou por quase 19 anos.

Jerri diz que nunca havia cogitado ser político e que as coisas foram acontecendo naturalmente. “Quando eu era pré-adolescente, rolavam algumas brincadeiras de eleição para líder da turma, em que fui eleito uma vez e na outra eu perdi por poucos votos. Mas nunca depois passou pela minha cabeça, nunca foi uma meta.”, disse ele.

Recente inauguração do SINE. (Créditos: arquivo O Diário)

O que você deseja fazer no futuro?

Não tenho nenhuma expectativa em concorrer a cargo de deputado ou coisas assim. Se em 2024, a maior parte da população entender que eu deva concorrer de novo, iriei colocar meu nome à disposição mais uma vez, e caso eleito, cumpro mais um mandato e depois paro. Quero me dedicar novamente para a iniciativa privada, cumprir algumas metas pessoais, dar uma atenção maior para os filhos.

Quais as dificuldades enfrentadas até o momento?

O período mais crítico da pandemia, no ano passado, transformou e atrasou muitas coisas. A burocracia, que tem sido cada vez maior no serviço público, gera mais lentidão nos processos. O que está a nível de prefeitura, estamos trabalhando para simplificar os processos. Temos uma equipe que está avaliando os processos e cortando etapas, também adotamos um sistema que possibilita criar fluxos de trabalhos digitais e a ideia agora é criar outros.

Como está o governo hoje?

Nós gostaríamos de estar mais avançados com algumas metas nossas, a pandemia atrasou mais de meio ano em praticamente tudo, mas fora isso estamos com vários projetos se tornando realidade, grandes obras que irão iniciar. Conseguimos captar um grande volume de recurso federal e também estamos trabalhando em projetos para Dois Irmãos daqui a 30, 50 anos, com projetos que são de longo prazo. Nossa administração tem um foco muito grande no desenvolvimento econômico, estamos vivendo uma fase muito boa, com diversos empreendimentos e empregos.

Quais foram as principais iniciativas da Administração?

O Município estendeu a mão no período da pandemia, como o auxílio aluguel para algumas empresas. Também tivemos o microcrédito e estamos substituindo o microcrédito por outro, com limite de crédito maior. Tivemos uma ação muito importante, com a colocação dos oito lotes do distrito industrial. Estamos fomentando a inovação e a tecnologia, criamos um curso de programação gratuito, o Code2U. Pensamos em manter e em um futuro próximo ter um centro de inovação e tecnologia também.

Quais são as ações que estão por vir?

Vamos ter alguns cursos profissionalizantes, vinculados ao Senac, de forma gratuita para a população. Estamos até o final do ano providenciando a equipe para abrir a UBS Vale Verde. Serão aproximadamente 20 ruas com pavimentação. Outras ruas de pavimentação comunitária, tivemos quatro grandes reformas em escolas. Além disso, temos previsto uma ciclovia que está em fase de projeto, e será feita uma audiência pública.

Ano passado também fizemos a formação de garçons, que foram absorvidos pelo comércio. A vinda do SINE, também foi um avanço importante. Estamos investindo muito no turismo também, estamos bem confiantes com o potencial da Rota Colonial e com os eventos que já temos consolidados. A ideia é diversificar a matriz econômica da cidade.

Como está o projeto da escola do União?

A nova escola do bairro União, está com o projeto arquitetônico pronto. Nela vai ter elevador, três pavimentos, corredor coberto e o ginásio será feito posteriormente. O tipo de construção estilo europeu, estamos tentando adotar para as nossas obras públicas, para estimular também a iniciativa privada a adotar. Fui no Ministério da Educação para buscar recursos para a escola, e eles só dão recursos se for no padrão do FNDE. Esse modelo é uma escola que precisa sofrer diversas adaptações, porque é um padrão nacional, não feito para o frio. O refeitório é aberto e essas adaptações geram um grande custo. Então acabamos declinando para fazer uma escola que Dois Irmãos merece e dentro da realidade nossa aqui do Sul.

Tem previsão de obra na ponte histórica?

Estamos com o projeto da ponte em fase de finalização, entre o Vila Rosa, o São João e Centro. A ponte histórica só passa um carro de cada vez, o tráfego mais pesado indo para a ponte nova ajuda a preservar o patrimônio histórico. Nós pretendemos iniciar essas duas obras até dezembro. A prefeitura conseguiu autorização do IPHAN, para prosseguir com a obra, que será a alguns metros de distância da ponte antiga. A ideia é criar uma espécie de mirante na ponte nova, que poderá servir como espaço de contemplação da ponte antiga. A noite nós queremos colocar uma iluminação para ela se tornar um ponto turístico do município.

*VEJA MAIS REPORTAGENS DO ANIVERSÁRIO DOS 63 ANOS DE DOIS IRMÃOS NO SITE DO JORNAL, NA EDIÇÃO ONLINE E NO IMPRESSO QUE JÁ ESTÁ NAS RUAS.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.