Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Presidente da Assembleia Legislativa propõe um Marco Legal para a Educação Gaúcha

04/05/2023 - 15h54min

Por Vilmar Zanchin
Presidente da Assembleia Legislativa

A educação é um processo permanente. Fechamos um ciclo ao terminar o ensino básico e a faculdade, mas seguimos aprendendo todos os dias — e disseminando o conhecimento que conquistamos. E não pode ser diferente quando discutimos o futuro do ensino. 

 Aqui no Rio Grande do Sul, a educação tem estado no centro de notícias que não gostaríamos de ler. Piora nos índices de ensino, queda no rendimento dos alunos, aumento da evasão escolar, entre outros dados que foram agravados pela pandemia. Um cenário crítico que exige medidas urgentes — e para superá-lo, precisamos aprender com as experiências que estão dando certo. 

 Esse é o objetivo do Movimento pela Educação, liderado pela Assembleia Legislativa. Vamos agir e propor soluções concretas para avançar na qualidade do ensino, ouvindo especialistas, a academia, lideranças políticas e as comunidades de todas as regiões do Estado. E, também, buscaremos ver o que funciona fora daqui. 

 Faremos missões técnicas para conhecer experiências inovadoras como as de Sobral, no Ceará, reconhecida internacionalmente como um modelo educacional, e de Recife (PE), que é destaque no Ensino Médio em Tempo Integral. Veremos também o que há de bom aqui mesmo, em nosso Estado, onde felizmente existem escolas públicas que são verdadeiras ilhas de excelência. 

 A partir dessas missões e de nossos encontros regionais, proporemos um Marco Legal para a Educação Gaúcha. Ele terá foco na colaboração com os municípios, no fortalecimento da carreira docente, na alfabetização na idade certa — até o segundo ano do ensino fundamental — e na expansão das matrículas do ensino médio em tempo integral e aliado a estratégias de profissionalização. 

 Ao lado da sociedade, ouvindo e aprendendo, vamos construir uma política sólida e de Estado, que resgate a qualidade das escolas gaúchas. E vamos juntos, fazer uma Educação para o Desenvolvimento, gerando oportunidades e vida melhor na direção de um novo futuro para nossos jovens e todo o Rio Grande do Sul. 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.