Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Professor é preso por suspeita de abuso sexual contra alunas após palestra da Polícia Civil

*Ilustração

27/06/2025 - 09h51min

Um professor de ciências humanas da rede estadual de ensino foi preso preventivamente nesta semana em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, sob suspeita de importunação sexual e estupro contra alunas. O caso veio à tona após uma palestra do “Programa Libertar”, realizada por agentes da Polícia Civil em uma das escolas onde o docente trabalha.

A identidade do professor, de 64 anos, e das instituições de ensino não foi divulgada para preservar a identidade das vítimas. Conforme a delegada Giovana Muller, responsável pela investigação, foi logo após a palestra, que abordava justamente o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, que algumas alunas procuraram os policiais para relatar os abusos. Uma das vítimas tem 14 anos.

— Ele encostava, tocava nelas. Era um comportamento inadequado enquanto professor — relatou a delegada.

O professor lecionava em duas escolas e atendia 12 turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ele chegou a ser afastado das funções após o início das investigações, mas havia retornado ao trabalho quando foi preso.

Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu equipamentos de informática do suspeito. Segundo os investigadores, em um dos computadores foram encontradas trocas de mensagens com outras supostas vítimas. Até o momento, quatro adolescentes já foram identificadas como vítimas em potencial.

A 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) há cerca de 30 dias, que segue em andamento.

O caso segue sob investigação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.