Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Raro tumor na língua: pequeno Gustavo fará cirurgia na próxima semana

22/06/2022 - 13h58min

Procedimento será realizado no Hospital Conceição, em Porto Alegre, pelo SUS

 

Estância Velha – O pequeno Gustavo Narcizo Pereira, de 2 anos, teve sua trajetória noticiada por várias oportunidades, sempre com o objetivo de realizar a cirurgia de retirada de um raro tumor, um Hemangioma, na língua. E a família recebeu uma grande notícia, o procedimento foi marcado para a próxima terça-feira, dia 28, no Hospital Conceição, em Porto Alegre. A cirurgia será realizada pela equipe cirurgiã pediátrica pelo SUS.

A luta de uma mãe pelo bem estar e saúde de seu filho não tem limites. Uma prova disso foi a batalha travada por Bruna Caroline Narcizo, até conseguir realizar esta cirurgia e se dedicar ao reestabelecimento pelo do filho de apenas dois anos.

 

Reviravolta no caso

Até poucos dias atrás, a luta da mãe Bruna era incessante para conseguir arrecadar os recursos necessários para uma cirurgia particular, que a princípio seria somente possível de ser realizada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com um orçamento aproximado em R$80mil, incluindo procedimento, hospital, despesas de viagem e estadia para o tratamento. Várias ações beneficentes estavam sendo realizadas para adquirir o montante necessário. A comunidade contribui de várias maneiras, em pedágios ou pix, tentando chegar ao montante necessário.

Porém, a mãe resolveu apresentar a situação ao médico que atende o filho desde pequeno, tratando-o de asma. Ai o caso passou a ter novos rumos. E uma nova esperança surgiu.

Pneumologista – Como o menino Gustavo tem asma aguda e se trata com pneumologista no Conceição, Bruna comentou com ele sobre a batalha que vinha travando e mostrou os exames e todos os papéis adquiridos em São Paulo. Com isso, o especialista decidiu passar o caso para a outra área médica analisar e ver se tinham a possibilidade de assumir o caso. Então, no dia 10 de junho, Gustavo teve a primeira consulta com a especialidade de otorrinolaringologia.

“Ao analisarem o exame detalhado feito em São Paulo, no Sabará, viram que era possível realizar a cirurgia aqui no Estado, no próprio Conceição. Foi um misto de sentimentos. Muita gratidão porque será feito logo e ainda mais pelo SUS, mas também vem a preocupação de como será”, destaca a mãe. Em nova consulta na terça-feira, dia 21, veio a confirmação e o agendamento da cirurgia, que será realizada na próxima semana.

 

Cirurgia marcada

Finalmente o garoto fará a retirada do tumor na próxima terça, dia 28, às 7h. “O procedimento deve ser mais tranquilo do que se imaginava. Claro que os médicos já disseram que todo procedimento é de risco. Mas a realização daquele exame no Hospital Infantil Sabará foi fundamental para dar rumo ao caso. Com isso foi possível saber que a remoção será mais simples, e que talvez não seja necessário tirar nenhum pedaço da língua dele. Mas será necessário retirar todo o tumor, para não correr risco dele voltar”, destaca Bruna.

A princípio, na avaliação preliminar, ele fará o procedimento e, se caso, no dia seguinte estiver pronto para a dieta líquida, já poderá receber alta. “Vindo para casa ele passará pelo processo de recuperação, pelo tratamento pós operatório. Os médicos disseram que, ele precisando de fonoaudiólogos para recuperação, ele terá disponível pelo SUS, no próprio hospital. Nossa uma vitória incrível. Queríamos muito que ele conseguisse logo esta cirurgia. Claro que agora vem a preocupação de mãe pelo procedimento. Mas eles disseram que é bem provável que não tenha sequelas e nem complicações posteriores”, pontua.

 

Exame foi fundamental

Para que a situação de Gustavo fosse avaliada e definida no Hospital Conceição, os especialistas disseram que a realização do exame Angiorressonância Magnética Arterial e Venosa da Face, feito em São Paulo com o auxílio de pessoas que doaram o valor necessário, cerca de R$5 mil. “Somos gratos a todos que nos auxiliaram em todos os momentos, pois somente com este suporte das doações fomos atrás de tudo que nos indicaram, e com este exame em mãos, conseguimos reverter a situação e faremos a cirurgia aqui em nosso Estado e pelo SUS, além de sabermos que poderá ser um procedimento menos delicado. Nossa gratidão a todos”, destaca Bruna.

 

Agradecimento

Sobre os valores até então arrecadados, a mãe destaca que serão utilizados para o tratamento pós operatório e para auxiliar no sustento de ambos até a recuperação plena do filho. Bruna está desempregada e desde o diagnóstico de Gustavo, por volta dos 3 meses de idade, ela vive 24 horas em atenção e cuidados ao menino.

“Não temos nem palavras, tamanha nossa gratidão a todas as pessoas que se envolveram e nos ajudaram. Deus é muito grande e com certeza tudo vai ficar bem”, finaliza.

 

Por Leila Ermel

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.