Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Recenseadores podem ser recebidos com segurança pela comunidade

04/10/2022 - 10h22min

Desde agosto, os recenseadores percorrem as ruas de todo o Brasil, coletando dados que serão utilizados para nortear as futuras ações dos governantes em todos os níveis: municipal, estadual e federal. Por isso, os profissionais que atuam em Ivoti, alertam a comunidade sobre a importância de recebê-los e tranquilizam sobre a segurança referente a este atendimento.

Recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

QUESTIONÁRIOS

O trabalho realizado no Censo consiste em responder os questionários elaborados pelo IBGE. Em Ivoti, cerca de 10.025 pessoas já foram cadastras, nas residências visitadas. Desta forma, agentes censitários municipais supervisores, Cassiano Luís Bourscheid, Lisete Elisabeth Rohr e Elisa Casceres, destacam a importância de que, os moradores que ainda não foram ouvidos, recebam os recenseadores.

“Não existe motivo para se preocupar. Os profissionais são funcionários diretos do IBGE, moradores do município, estão identificados, foram treinados e passam por avaliações mensais”, explica Cassiano.

Lisete ressalta, também, que o banco de dados é sigiloso, os moradores não são identificados e os recenseadores não tem acesso aos dados fornecidos. Além disso, é fundamental que todos sejam atendidos. “É importante este comprometimento da comunidade, pois dependemos da colaboração para seguir adiante. Cada profissional precisa visitar ao menos 95% dos endereços para poder seguir para outros setores”, destaca.

<BOX>O QUE É O CENSO

Com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, a cada 10 anos, o censo demográfico.

Com dois anos de atraso por causa da pandemia de covid-19 (em 2020) e falta de recursos (em 2021), os mais de 183 mil recenseadores começam em 1° de agosto a colher informações para a 13ª edição do levantamento.

A previsão é de realizar entrevistas em 89 milhões de endereços, nos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

“É por meio do Censo 2022 que saberemos quantos somos, como somos e de que forma vivemos nas áreas urbanas e rurais do país”, indica o IBGE. A estimativa do instituto é de que a população brasileira some em torno de 215 milhões de habitantes. No último levantamento, em 2010, o país tinha 190,8 milhões de habitantes.

De acordo com o IBGE, os resultados do levantamento revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas.

O censo é, também, a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.

QUESTIONÁRIOS

O Censo 2022 terá dois tipos de questionários, escolhidos aleatoriamente pelo sistema do IBGE: ampliado e simplificado. O primeiro, também chamado de amostra, terá 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados. Ele leva, em média, 15 minutos para ser respondido. Já o simplificado ou básico, com 26 perguntas, será aplicado aos 89% restantes, e a previsão de duração da entrevista é de 5 minutos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.