Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Sequência de três dias de chuva inicia com 12 mm em Ivoti

14/07/2022 - 09h55min

Um prognóstico divulgado pela MetSul Meteorologia orienta a comunidade a se preparar para uma sequência de dias de chuva, umidade elevada e temporais. Esta quinta-feira é o primeiro de três dias seguidos de instabilidade no Rio Grande do Sul, trazendo chuva e temporais isolados, deixando o registro de 12 mm de precipitação na madrugada em Ivoti, de acordo com dados do pluviômetro do Diário. A instabilidade, inicialmente, é resultado de uma frente quente. No terceiro dia, a chuva e os temporais decorrerão de uma frente fria.

Com a frente quente, a instabilidade vai tomar conta do Rio Grande do Sul com chuva em todas as regiões, ao menos em parte do dia, e possibilidade de temporais localizados com chuva localmente forte, raios, rajadas de vento e, sobretudo, granizo.

Na sexta, o sistema quente segue atuando no Rio Grande do Sul e traz chuva para todas as áreas do Estado, com períodos de melhoria, aberturas de sol e abafamento.

No sábado, a frente passa de quente para fria à medida que passa ser deslocada não mais por ar tropical e sim ar polar avançando de Sul. Por isso, todo o Rio Grande do Sul deve ter tempo instável no sábado com chuva que será moderada a forte em diferentes pontos e ainda com possibilidade de temporais localizados, desta vez com maior risco de vento forte isolado (vendavais).

A sequência de dias de tempo instável vai resultar em volumes de chuva próximos ou acima de 50 mm em muitos locais do Estado até sábado. Com a alta umidade resultante da chuva e ainda o ingresso de ar mais quente após o frio de ontem e hoje, que resfriou as superfícies, em muitos municípios acontecerá o fenômeno da condensação em superfícies com pisos, azulejos e vidros úmidos e molhados. A tendência é o tempo melhorar no domingo, com o ingresso de uma massa de ar seco e frio, que vai garantir o retorno do sol e um declínio da temperatura.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.