Conecte-se conosco

Notícias

Estância Velha representa a região Sul na Cop 30 das crianças

03/11/2025 - 17h34min

Foto: Sandra Costa/Decom-EV

ESTÂNCIA VELHA – Como convidada para representar a região Sul do País, Estância Velha participou nesta segunda-feira, 3 de novembro, da COP30 das Crianças, realizada na cidade de Benevides, em Belém do Pará. A COP30 das Crianças refere-se à inclusão e participação de crianças e adolescentes nos debates sobre a crise climática. A iniciativa busca dar voz aos jovens e garantir que suas perspectivas sejam consideradas nas políticas climáticas, por meio de rodas de conversa e outras atividades. O objetivo é assegurar um legado que considere as necessidades e vulnerabilidades das crianças em um futuro sustentável.

O Comitê de Escuta das Crianças apresentou uma carta de sugestões com ações de combate aos problemas causados pelo fator climático. A carta de sugestões será entregue ao governador do Estado do Pará, e depois ao presidente da República. As ideias de crianças de todo o Brasil serão apresentadas aos líderes mundiais que estarão participando da Cop 30, que ocorre de 10 a 21 de novembro, em Belém do Pará.

“Momentos como estes nos orgulham e nos fazem acreditar que estamos no rumo certo com o trabalho realizado aqui na nossa cidade, valorizando a participação das crianças”, destaca a coordenadora do Grupo Intersetorial de Trabalho Criança na Cidade, Jaqueline Hansen.

Comitê das Crianças apresentou sugestões de ações para combater problemas causados pelo fator climático por videochamada com crianças de todo o Brasil

COP30

COP30 é a 30ª Conferência das Partes (COP), o encontro global anual da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Realizada em novembro de 2025 em Belém, no Brasil, a conferência reúne líderes mundiais, cientistas e a sociedade civil para discutir ações contra o aquecimento global e discutir metas climáticas. A edição é especialmente significativa por acontecer na Amazônia, destacando a importância da floresta para o clima global.

Urban95

Desde março de 2025, o município faz parte da Rede Urban95, iniciativa global da Fundação Van Leer que dá suporte para que cidades incluem as perspectivas de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores em seu planejamento urbano, estratégias de mobilidade e programas e serviços municipais, contribuindo para a consolidação de políticas públicas que beneficiem a primeira infância. No Brasil, a iniciativa está sob a coordenação do CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular).

Cidade das Crianças

Estância Velha faz parte da Rede Brasileira Cidade das Crianças, integrando uma rede de 17 cidades que levam um selo especial, que celebra o compromisso da Administração em prol de políticas públicas que aproximam as crianças da cidade e valorizam o olhar da primeira infância nos planos da Prefeitura.

Fotos: Sandra Costa/Decom-EV

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.