Destaques
3ª Morro Reuter Científica reúne 101 trabalhos de pesquisa
16/08/2019 - 14h43min
Atualizada em 19/08/2019 - 09h35min
Morro Reuter – As descobertas científicas dos estudantes de Morro Reuter são o destaque da 3ª Morro Reuter Científica, que começou nessa sexta-feira e se encerra nesse sábado, no Ginásio Municipal, reunindo 101 trabalhos de pesquisa! O evento mobilizou toda a comunidade escolar, e nessa sexta-feira, a comissão julgadora faz a avaliação dos trabalhos, apresentados pelos concentrados e preparados alunos. Os melhores trabalhos terão como prêmio a participação em feiras científicas como a Mostratec Júnior e a Mostra Clak, além de kits de jogos. A mostra científica é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem visitação gratuita, e aberta à comunidade, e neste sábado ocorre das 8h às 11h30, dia em que ocorre a premiação, a partir das 10h30.
Comentários políticos de Morro Reuter. Você sabia destas coisas?
Todos os projetos das turmas do Ensino Fundamental e Médio serão avaliados, por mais de 60 jurados convidados, durante a mostra. Já a avaliação dos trabalhos da Educação Infantil foi realizada durante a semana, diretamente nas escolas. Entre os trabalhos em exposição, está o de alunos do 7º ano da Escola Tiradentes, de São José do Herval, e que mostra a influência da localidade, na obra do artista plástico Flávio Scholes, e foi desenvolvido pelos estudantes Gabriela Galas, 13 anos; Arthur Gabriel da Silva, 13, e Julian Scholes,13. “Ele se inspira bastante na colônia, pois ele é filho de colonos. Já aconteceram várias coisas com ele que influenciaram na sua obra”, aponta Gabriela.
Morro Reuter joga em Porto Alegre pelo Máster
A diretora da Escola Rui Barbosa, Jaqueline Dieter, garante que a feira transforma os estudantes. “A construção do trabalho desacomoda eles, no ambiente escolar. A produção escrita também melhora. Eles estão em uma geração tecnológica, mas quando precisam dela para os trabalhos científicos, em sua maioria, não a usam. O trabalho cientifico é que faz eles se apropriarem desse conhecimento e o ampliarem”, destaca a diretora. “Os alunos tem contato com outras escolas, outras crianças e isso acaba ampliando seu conhecimento”, avalia a professora Alana Schuck, das escolas Professor Francisco Weiler e Tiradentes
“Nossa feira é um momento de culminância de um trabalho feito desde o início do ano letivo. Percebemos nesse período alunos muito motivados e empolgados, procurando envolver toda a comunidade em suas descobertas e na construção desse conhecimento, e isso é um ganho para todos”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Juliana Zimmer, que saudou todos os participantes da mostra, na solenidade de abertura, assim como a assessora executiva da Prefeitura, Janete Soligo Baldissera.
PREPARAÇÃO:
A preparação para a mostra científica começou em março, com a realização das Expedições Investigativas, partindo do tema “Cultura, Memória e Identidade”. Os estudantes, acompanhados de seus professores, pesquisaram sobre o município, sua história, cultura e curiosidades para, a partir daí, desenvolverem seus trabalhos científicos para a mostra. As expedições usam metodologia do programa A União Faz a Vida, do Sicredi, que ajuda a ampliar o repertório de atividades curriculares dos alunos. Entre os trabalhos estão pesquisas sobre as casas enxaimel, a cuca, a destinação do lixo e a luta contra o mosquito transmissor da dengue.
- DSC_5871_reduzida - Copia
- Entre os trabalhos em exposição, está o de alunos do 7º ano da Escola Tiradentes, de São José do Herval, e que mostra a influência da localidade, na obra do artista plástico Flávio Scholes. (foto: Tânia Goulart/PMMR)
Conteúdo recomendado
Moradores buscam refresco no Rio Cadeia durante tarde de calor intenso
Baile da terceira idade reúne 31 grupos em Linha Nova
Feira Colonial Natalina acontece neste sábado em São José do Hortêncio
76 anos do Bar do Gordo acontece neste sábado no Pátio da Rótula
Distrito Industrial da 48 Alta recebe novo reservatório de água, ampliando a infraestrutura
Jovem de 21 anos morre após colisão entre moto e caminhão em Lindolfo Collor
Velório de Kauan Lamb, de 21 anos, ocorre nesta quinta-feira em Lindolfo Collor
Homem morre após ser violentamente agredido no bairro Veneza, em Estância Velha
Moradora de Ivoti faz denúncia nas redes sociais sobre transporte da Prefeitura para a APAE
Grande perda para Dois Irmãos: morre Dr. Delano Schmitz
Baile da terceira idade reúne 31 grupos em Linha Nova
Feira Colonial Natalina acontece neste sábado em São José do Hortêncio
Empresa especialista em restauro iniciou a colocação das esquadrias do Salão Holler
Moradora de Ivoti faz denúncia nas redes sociais sobre transporte da Prefeitura para a APAE
