Geral
Confira o que muda no Saque-aniversário do FGTS com as novas regras do governo

País – Nesta sexta-feira (28) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará uma medida provisória que permite o saque de recursos do FGTS para quem optou pela modalidade de saque-aniversário. Pela regra original, os trabalhadores só teriam acesso ao valor do fundo através deste saque em questão, que permite a retirada de parte do saldo no mês de aniversário, ou pelo saque-rescisão, depositado quando o indivíduo é demitido sem justa causa.
Com as mudanças anunciadas pelo governo, trabalhadores demitidos entre janeiro de 2020 e o dia 28 de fevereiro, que aderiram ao saque-aniversário, poderão sacar a quantia total disponível no FGTS. Os valores serão creditados automaticamente na conta cadastrada na plataforma, em duas etapas: o saldo será liberado até o limite de R$ 3 mil e, posteriormente, se o valor for superior, o restante poderá ser retirado após 110 dias.
A medida beneficiará 12,1 milhões de pessoas, que receberão R$ 12 bilhões. Após o prazo estabelecido, os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário e forem demitidos não poderão acessar o saldo, que permanecerá retido.