Geral
Em desempenho surpreendente, Paulinho sai de suplente para um dos mais votados de Herval
Parlamentar foi de 94 para 337 votos
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | O maior destaque do Legislativo nas eleições deste ano foi Paulo Henrique Kaefer, o Paulinho da Saúde, do PSB.
Em 2020, primeira vez em que concorreu, ficou como suplente com 94 votos. Na época, a colega de partido Tânia Vier foi a vereadora mais votada da história com 495, porém, ela abdicou do cargo para se direcionar à Secretaria da Saúde.
Com isso, Paulinho assumiu uma cadeira na Câmara onde permaneceu por três anos, até o início deste – quando Tânia retornou para concorrer novamente.
Paulinho também decidiu se candidatar outra vez. Mas, agora, fez 337 votos – agregando 243 a mais em relação ao último pleito. Seus principais colégios eleitorais foram no Centro e Morro dos Bugres Baixo. E, detalhe, fez apenas 14 a menos que o primeiro colocado, Schukinha (PP), que somou 351 – mas que já está se encaminhando para o oitavo mandato.
“Foi algo surpreendente. Fiquei muito feliz com o resultado”, destacou.
O que justifica?
Questionado sobre o que acredita ter aumentado sua votação de forma tão expressiva, respondeu: “é pelo modo como agi nestes três anos que estava na Câmara. Respeitando as pessoas, tendo humildade e trabalhando. Eu acreditei muito no meu potencial, agarrei com determinação e dei o meu melhor para que eu pudesse sempre melhorar os trabalhos do município.”
Paulinho atua na saúde pública há quase 20 anos, focando na prevenção, e usou como lema de campanha ‘levar sempre mais qualidade de vida para as pessoas’.
Presidente da Câmara?
Ainda não há nenhuma confirmação, mas, se seguir o rito tradicional dos últimos anos, Paulinho deve ser o presidente da Câmara de Vereadores em 2025 por ter sido o mais votado da coligação.
Se confirmado, e seguir nesta linha de sucessão, Jaime Morschel (PDT) será o segundo, Michel Lammel (MDB) o terceiro e, por último, Cleidir Arnold (MDB).
Schukinha, que foi o mais votado no total, é da oposição.
E Tânia?
Tânia, que foi a vereadora mais votada da história em 2020 com 495 eleitores lhe conferindo a confiança, desta vez fez somente 86, permanecendo como suplente do PSB.
Foi uma rejeição grande, ocasionada pelo fato de ter, justamente, desistido do seu cargo como vereadora para assumir a Secretaria de Saúde.
Ela segue como vereadora até o final deste ano. Ainda não há confirmação se voltará a ser secretária de Saúde, posto este ocupado, atualmente, por Ivonei Listkovski.