Conecte-se conosco

Destaques

Família se mobiliza para reconstruir aviário incendiado em Linha Nova

Linha Nova – A semana é de muito trabalho na propriedade de Leandro Eberhart da Costa, na localidade do Morro Grande. Ele, acompanhado do filho Vitor, recolhe as madeiras, telhas e demais materiais que eram usados para alimentar as aves de seu aviário, que teve parte da estrutura incendiada no último sábado, 18.

A área de 130x12m com capacidade para 54 mil aves teve avarias em uma área de cerca de 10 metros, onde foram afetados todos os instrumentos de alimentação dos frangos, fiação elétrica, cortinado e telhado. Dois galpões inteiros, que serviam de depósito para briquetes e cavacos, e proteção para o aquecedor, foram totalmente consumidos pelas chamas.

As causas do acidente ainda são uma incógnita para o produtor, que trabalhou por 19 anos como técnico extensionista na área e tem seu aviário desde 2012. “Não temos certeza de como começou. O sistema é todo automatizado, em caso de alteração na temperatura programada o aquecedor é acionado. O equipamento fica ligado permanentemente, mas com alimentação mínima, apenas uma pequena chama. Talvez uma fagulha tenha escapado através do foguista e gerou o incêndio”, reflete Leandro.

Três guarnições dos bombeiros trabalharam para conter as chamas no sábado (Créd. Bombeiros Voluntários de Picada Café)

Infelizmente, a estrutura não tinha seguro e o produtor calcula que teve uma perda aproximada de R$ 20 mil. “Isso, claro, somente em estrutura física, porque teremos que reconstruir os galpões, o telhado do aviário e o sistema de alimentação das aves. O aquecedor ainda não sabemos se haverá conserto. Um novo custa em torno de R$ 34 mil”, aponta.

Fogo e correria

No sábado, dia do incêndio, a família trabalhou no local até 12h30 quando fez uma pausa para o almoço em casa, há poucos quilômetros dali. Por volta das 13h15 o alarme do sistema foi acionado e, a caminho do aviário, já era possível ver as chamas. As guarnições dos bombeiros voluntários de Nova Petrópolis, Picada Café e São José do Hortêncio foram acionadas e o combate ao fogo durou cerca de 25 minutos.