Destaques
MP pede explicações sobre prováveis agrotóxicos na água de Ivoti e Nova Petrópolis
Região – A Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Caí instaurou inquérito civil para apurar a presença de agrotóxicos na água de onze municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Caí, entre eles Ivoti e Nova Petrópolis.
A promotora Cíntia Foster de Almeida, da Promotoria do município de Feliz pediu explicações ao secretário de Vigilância em Saúde, vinculado ao Ministério da Saúde. Além destes, estariam contaminadas com estas substâncias também as águas de São José do Sul, Canela, Farroupilha, São Francisco de Paula, Montenegro, Nova Santa Rita, Salvador do Sul, Triunfo e Caxias do Sul.
O pedido foi como forma de providência preliminar. Em abril, o gerente de tratamento e qualidade da Autarquia Água de Ivoti, Ricardo Renner, garantiu ao Diário a ausência de qualquer agrotóxico na água consumida no município.
“A autarquia tem um sistema de controle, e uma equipe interna que trabalha nisso, para manter níveis adequados de cloro livre, o que garante a qualidade microbiológica”, disse ele na época.